Curitiba entrega ao ConCidades Paraná o regimento da sua conferência das cidades 14/10/2009 - 10:08

O presidente do Conselho Estadual das Cidades (ConcCidades Paraná) e secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, recebeu nesta terça-feira (13/10) de Luiz Hayakawa, representante do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitba (Ippuc) e do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida, o regimento da conferência municipal das cidades de Curitiba, que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro. A capital é, até agora, o 90.° município do Paraná com conferência marcada.

O município de Curitiba é o que mais indica delegados (80 no total) para a 4.ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para março de 2010, em Foz do Iguaçu, de acordo com a convocação feita por decreto pelo governador Roberto Requião. O tema a ser discutido nas conferências municipais, estaduais e na nacional é “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”. E o lema é “Cidades para todos com gestão democrática, participativa e controle social”.

A conferência de Curitiba vai ocorrer no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), com suporte para 600 a 700 pessoas, sendo 500 delegados municipais, respeitando a quantidade de 40% do poder público e 60% da sociedade civil organizada, 100 observadores e convidados.

O Concitiba programou também um seminário, no dia 5 novembro, “para facilitar às pessoas o entendimento da política de desenvolvimento urbano a nível estadual e nacional, e enriquecer as discussões de nossos delegados”, contou Hayakawa. O seminário ocorrerá no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), na Rua da Glória, 175, Centro Cívico