ConCidades-PR alinha calendários estadual e municipais com calendário nacional 12/06/2024 - 12:43

O Conselho das Cidades do Paraná, ConCidades-PR, aprovou nesta quarta-feira a adequação dos calendários estadual e municipais ao calendário nacional. A decisão saiu da 16ª Reunião Extraordinária, realizada de forma híbrida, com a participação presencial de conselheiros de Curitiba e Região Metropolitana e dos conselheiros das demais regiões do estado, via internet. O encontro aconteceu a partir do Auditório do Serviço Social Autônomo Paranacidade, no Bairro do Ahú.

“O alinhamento era uma necessidade para o melhor andamento dos trabalhos no Estado e nos municípios, depois da prorrogação aprovada no Conselho Nacional das Cidades, em Brasília, no dia 17 de maio”, afirmou o secretário executivo, Orlando Bonette. Um dos benefícios é proporcionar mais tempo aos municípios para que façam as suas convocações e a realização das suas Conferências.

Com a aprovação, a etapa municipal fica transferida para abril de 2025, sendo o dia 15 daquele mês o prazo final para publicação da convocatória e o dia 30 para a realização da Conferência.

Os prazos para a 7ª Conferência Estadual também foram alterados. Agora, será realizada nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2025 e não mais em setembro deste ano como previsto anteriormente.

“O Paraná é referência no País e quer continuar como o Estado com a maior quantidade de Conselhos Municipais em atividade. Iremos enviar comunicação às 399 prefeituras para explicar as alterações. Ao mesmo tempo, o ConCidades-PR continua à disposição para orientar e apoiar as equipes municipais na realização dos seus eventos”, completou Bonette.