Conferências municipais das cidades começam por Paranaguá, Morretes e Guaratuba 19/10/2009 - 15:11

Iniciam-se, nesta terça-feira (20/10) as primeiras conferências municipais das cidades do Estado. Guaratuba, Morretes e Paranaguá são os municípios que abrem a sequência de conferências que podem ser realizadas até 15 de dezembro deste ano. Um dos objetivos dos encontros é a eleição dos delegados de cada município para a 4.ª Conferência Estadual das Cidades, já convocada pelo governador Roberto Requião e que será realizada em março de 2010.

Neste mês ainda vão ocorrer outras 11 conferências municipais : dia 21 – Guaporema; 23 – Guaraqueçaba e Nova Prata do Iguaçu; 27 – Mercedes; 28 – Barracão; 29 – Matinhos e Salto do Lontra; 30 – Castro, Paiçandu, Pontal do Paraná e Planalto. Ao todo, 127 municípios já confirmaram a realização de suas conferências municipais. O município que ainda não convocou sua conferência pode fazê-lo até o dia 31 de outubro. A convocação pode ser feita pelo prefeito ou por representantes de entidades da sociedade civil ligadas à temática do desenvolvimento urbano.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano e coordenador-geral da 4.ª Conferência Estadual das Cidades, Forte Netto, a idéia central do evento é propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à política municipal, estadual e nacional do desenvolvimento urbano. O tema da 4.ª edição de conferência das cidades é “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”; e lema é “Cidades para todos com gestão democrática, participativa e controle social”.

O número total de delegados dos municípios para o encontro estadual será de 2.734. A quantidade de delegados deve respeitar o limite de 40% de representantes do poder público e 60% da sociedade civil organizada.

O município que não realizar a sua conferência poderá enfrentar algumas dificuldades para obter recursos públicos, além de não participar das conferências regional, estadual e nacional. Mais informações pelo telefone (041) 3352-8448, ou por meio do site www.concidades.pr.gov.br.