Concidades-PR realiza a primeira reunião do ano 26/02/2010 - 18:20

Apresentação do calendário de atividades para o ano, bem como do balanço e das próximas etapas de inscrição de delegados à 4ª Conferência Estadual das Cidades. Esses foram os principais assuntos da primeira reunião ordinária de 2010 do Conselho Estadual das Cidades do Paraná (Concidades-PR), realizada nesta quinta e sexta-feira (25 e 26). O encontro foi presidido pelo diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Wilson Bley Lipski.

Entre as atividades previstas, Lipski destacou a realização de um seminário de estudo do decreto estadual sobre a constituição dos Conselhos Regionais das Cidades, marcada para o dia 17 de março, em Curitiba. Segundo o diretor-geral da Sedu, o evento vai incluir palestras com autoridades na área do desenvolvimento urbano e a programação completa deverá ser finalizada na semana que vem.

A coordenadora-geral da 4ª Conferência Estadual das Cidades, Carmen Menna Barreto Gomes, apresentou aos conselheiros o balanço das conferências municipais. Nesta edição, cerca de 310 municípios adeririam ao processo, com a eleição de 3.525 delegados, sendo 1.951 titulares e 1.754 suplentes, que vão representar o poder público e a sociedade civil organizada no encontro estadual, a ser realizado de 7 a 9 abril, no Hotel Mercure Internacional, em Foz do Iguaçu.

Os delegados relacionaram 1.720 proposições para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) que, segundo os critérios de abrangência e incidência, serão sistematizadas em oito propostas para votação no encontro estadual. “Os 31 conselheiros titulares, bem como seus suplentes, são delegados natos, com direito à voz e voto na conferência estadual”, destacou Carmen.

A coordenadora do evento ressaltou que, a partir do dia 1° de março, as entidades do poder público e da sociedade civil organizada, com representatividade em âmbito estadual e atuação nas áreas do desenvolvimento urbano, deverão indicar seus delegados ao encontro estadual. No total, serão 180 delegados titulares indicados, sendo 72 do poder público e 108 da sociedade civil organizada, além dos respectivos suplentes. O prazo se encerra no dia 17 de março.