As mulheres que dão novo colorido e governam cidades inteiras no Paraná 02/03/2020 - 11:10

O Paraná tem 399 Municípios e uma população de mais de 11,4 milhões de habitantes, dos quais 52%, ou mais de 4, 1 milhões, são mulheres. No entanto, menos de 10 % delas está no comando político desses Municípios. E, em 2016, o número de gestoras públicas diminuiu 25% em relação às eleições de 2012, quando 39 mulheres foram eleitas prefeitas no Paraná. Atualmente são 29 responsáveis pelo Executivo Municipal, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E no próximo dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Assim, a cada dia deste mês, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná homenageia, uma a uma, todas as prefeitas do Paraná.

Afinal, há personalidades mundiais que enaltecem os feitos políticos das mulheres. Um exemplo é o que dizia a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, por três gestões, de 1979 a 1990.  Pela sua firmeza nas atitudes, ficou conhecida como a dama-de-ferro. Tatcher morreu vítima de um AVC, em 2013, aos 87 anos de idade. “Se você quer que digam algo, peça a um homem. Se você quer que façam algo, peça a uma mulher”, pregava.

No mesmo sentido, se manifestou o ex-presidente dos EUA, Barack Obama. “Se as mulheres governassem todos os países do mundo, haveria uma melhora geral no padrão de vida e nos resultados.  As mulheres não são perfeitas, mas são, indiscutivelmente, melhores do que os homens.” As declarações de Obama foram feitas em discurso durante um evento privado sobre lideranças, em Cingapura.

Nos últimos dias, a mídia internacional mostrou que Lisa McKnight, vice-presidente sênior e gerente geral da Barbie, fez um anúncio sobre o produto de seus negócios. “As mulheres sempre foram capazes de interpretar diferentes papéis e carreiras. Com a boneca Barbie, estamos entusiasmados em dar maior luz sobre figuras femininas da vida real e atletas famosas para lembrar às mulheres de que elas podem ser o que quiserem ser”, enfatizou.

AS PREFEITAS DO PARANÁ - São 29 mulheres distintas, da mais jovem eleita, aos 25 anos, Adelita Parmezan de Moraes, prefeita de Quatiguá, passando por diversas idades, até a mais idosa, aos 70 anos, Terezinha Fumiko Yamakawa, de Amaporã. Essas gestoras públicas têm as mais diferentes profissões. Mas todas elas carregam a sina de dar conta diária de mais de duas ou três jornadas de trabalho.

“Além das questões afetas à população de seus respectivos Municípios, elas ainda, cuidam da administração de suas casas, de seus filhos, maridos ou companheiros. E, sem perder a ternura ou descuidar de sua própria elegância. Por tudo isso, e pelas qualidades inerentes a cada uma, mas com os mesmos objetivos, o de fazer o melhor para a população do Paraná, todas merecem os nossos respeitos e homenagens, diz o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega.