A importância da juventude e das mulheres na política do Paraná 28/03/2020 - 11:09

A prefeita de Quatiguá, Adelita Parmezan de Moraes, nasceu há 27 anos na mesma cidade que administra. É graduada em Contabilidade pelas Faculdades Integradas de Ourinhos, em 2015. No ano seguinte, iniciou o curso de Direito e Administração, na mesma Faculdade. Porém, em 2018, optou por trancar os cursos após ser eleita prefeita. Na ocasião, a mais jovem do Paraná. Estudiosa, ela fez Pós-graduação em Gestão Pública, especialização em Prestação de Contas, MBA em Mercado Financeiro e em Comunicação Integrada. Ao tomar posse, Adelita destacou a importância da participação política dos jovens e, principalmente, das mulheres.

Ela conclama aos jovens para fazerem política no mundo real e parar de discutirem política nas redes sociais. Ela também os convida a se filiarem em uma agremiação partidária. “Vejo tantos jovens discutindo política nas redes e, às vezes, com bastante conhecimento. Por isso digo: saiam dessa zona de conforto que é a Internet. Participem ativamente da política, encarem e desenvolvam um bom trabalho para ser um bom político”, desafiou.

A prefeita considera importante o fortalecimento dos partidos no Paraná e a ampliação das mulheres na participação política. Adelita diz que as mulheres têm um olhar mais sensível às demandas, além de serem gestoras natas. “As mulheres aprendem logo cedo como organizar seus turnos de trabalho, estudo, família e lazer. São a maioria em universidades e cursos de qualificação”, destacou.

Adelita quer contar com a representatividade de mulheres negras, jovens, com deficiência, lideranças comunitárias, de diversos setores, com múltiplas experiências e formações para enriquecer ainda mais a política no Paraná.