A duplicação da Avenida Rui Barbosa começa a ser realidade na RMC 30/01/2020 - 08:59
Com apoio do Governo do Estado, uma das mais importantes vias de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será duplicada e revitalizada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira, 29, na Praça da Juventude, no bairro Guatupê, a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da Avenida Rui Barbosa, Trecho Norte. A via de aproximadamente 2,5 quilômetros corta parte do bairro Guatupê, após a BR-277, ligando São José dos Pinhais a Piraquara.
O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito operacionalizada junto com a Fomento Paraná e o Paranacidade, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbana e de Obras Públicas.
Ratinho Junior destacou que a readequação viária vai melhorar a qualidade de vida de uma fatia considerável da população da cidade e também de municípios vizinhos, pessoas que residem em outras localidades, mas trabalham nas empresas instaladas em São José dos Pinhais.
“São José dos Pinhais é uma das maiores cidades do Paraná e merece toda a atenção possível. As pessoas que ficam paradas nos congestionamentos sabem da importância desta obra. Infraestrutura gera desenvolvimento e essa grande obra é capaz de modernizar uma área importante e populosa da cidade, além de ter reflexo em municípios vizinhos como Piraquara e Pinhais”, enfatizou.
As obras de duplicação, ressaltou o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon,, são uma antiga reivindicação da população da Região. Este novo projeto vai aliviar o fluxo de veículos de passeio e caminhões, além de garantir mais segurança aos pedestres.
“É a intervenção urbana mais esperada de São José. Vai melhorar a mobilidade, fazendo com que as pessoas fiquem menos tempo no trânsito. Quem circula no entorno da BR-277 vai ganhar agilidade e mais qualidade de vida”, destacou o prefeito..
Ele lembrou, também, que a via é de extrema importância por causa da localização estratégica do Município. Além de beneficiar a Região do Guatupê e do Ipê, atende também uma parte do Afonso Pena, bairros populosos de São José dos Pinhais. “A obra começa nos próximos dias. Queremos finalizá-la até o fim deste ano", assegurou o prefeito.
LICENÇA – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, já entregou ao Município a licença ambiental para que a duplicação possa começar imediatamente.
REGIÃO – O Trecho Norte da Avenida Rui Barbosa é um dos principais eixos viários do Município, responsável por ligar os bairros Guatupê e Ipê às demais localidades de São José dos Pinhais, além de ser acesso à Piraquara.
A Região concentra também um grande fluxo de veículos que circulam para outras localidades da cidade, como o Bairro Borda do Campo e o complexo industrial da Renault do Brasil. Também serve de acesso à BR-277, Rodovia de ligação ao Porto de Paranaguá, Litoral do Paraná e Curitiba. “Vai beneficiar muita gente, morador ou não de São José dos Pinhais”, enfatizou Ratinho Junior.
QUALIDADE DE VIDA – O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, ressaltou que a revitalização da Avenida vai proporcionar mais qualidade de vida à população. Para ele, a obra, quando pronta, resultará em maior fluidez do tráfego interno e no entorno da cidade, segurança e economia de tempo nos deslocamentos, principalmente nos horários mais de críticos.
“Uma obra completa, que inclui duplicação, asfalto, sinalização, calçamento, acessibilidade, ponte e pontos de ônibus. Vai transformar a Avenida Rui Barbosa e trazer maior progresso para São José dos Pinhais", destacou.
PRESENÇAS – Participaram também do evento o chefe de gabinete do governador Ratinho Junior, Daniel Vilas Boas; os deputados federais Toninho Wandscheer e Luizão Goulart; os deputados estaduais Alexandre Amaro, Ricardo Arruda, Delegado Recalcatti e Francisco Buhrer; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; além de vereadores da cidade, lideranças políticas e empresariais de São José dos Pinhais.
(C/ AEN)