Uma vida voltada a servir as pessoas 24/03/2020 - 09:43

Embora jovem, 55 anos, quase a metade de sua vida passou trabalhando em política. Hoje, ela, Marly Paulino Fagundes, é prefeita de Pinhais, um dos mais importantes Municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi a primeira vereadora e a primeira prefeita eleita em Pinhais. Vereadora por 12 anos, depois foi duas vezes suplente na eleição para deputada estadual do Paraná. Há mais números. Por oito anos foi vice-prefeita, na chapa com Luizão. Ela e Luizão, em 2012, reeleitos, tiveram a maior votação do País. “Assim, fui sucessora natural de Luizão, em Pinhais, onde o meu amor pelo povo e o do povo por mim é também natural”, diz a prefeita que agradece a confiança e o carinho de toda a população.

Hoje, em outro partido, ela é presidente do PSD em Pinhais e costuma incentivar as mulheres a também vivenciarem a política. “Temos de ocupar os nossos espaços, de direito e como dever. Nada se ganha sem lutar, nada vem de graça”, afirma. Ela fala sobre algumas de suas conquistas, como o reconhecimento de seu trabalho em Pinhais. Ainda como vereadora, Marly criou o Programa de Prevenção de Câncer, antes da criação do “Outubro Rosa”.

É ela mesma quem relata. “Na primeira semana de abril, em 2003, na Campanha Contra o Câncer, conseguimos cadastrar e examinar 500 mulheres em Pinhais. E, naquela ocasião, 60% delas tinham casos de urgência e emergência. Salvamos a vida de muitas dessas mulheres. Hoje, o número de incidência da doença caiu bastante, felizmente”, afirma.

Mas quem conhece a vida de Marly sabe que ela já passou por enormes sofrimentos. Casada com o empresário do ramo de produtos químicos, Arivonil Fagundes, com quem teve dois filhos, Elon Tiago, hoje com 36 anos, casado, com dois filhos pequenos, formado em gestão pública e cursando o último ano de Direito; e Alan, com 26 anos e também cursando direito.  “Éramos uma família muito feliz e unida. Mas certo dia, uma explosão de caldeira, na empresa de meu marido, o levou de nós. Ele tinha apenas 46 anos. Foi uma perda devastadora em nossas vidas”, revela, com tristeza.

Para Marly, a marca de sua administração pública está no valor humano. “É uma administração voltada para o bem de todos os munícipes, em favor das pessoas de meu Município, do Paraná”, garante.