Turismo e empregos, os caminhos do desenvolvimento em Primeiro de Maio 27/03/2020 - 11:25

O Município de Primeiro de Maio tem no turismo o grande carro chefe da sua economia. Às margens da represa da Usina de Capivara, no Rio Paranapanema, aproveita as águas para a atração de visitantes e a geração de renda aos seus cidadãos. Uma procissão aquática em homenagem à Nossa Senhora Aparecida é um dos exemplos dos eventos realizados na cidade e que atraem turistas de diversas Regiões do Paraná, de Estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potencial turístico já foi o responsável pela atração para a região de um hotel de grande porte, de uma franquia internacional e o lançamento de condomínios de luxo. O terminal turístico Paranatur, com decks, quiosques de churrasqueiras, lanchonetes, piscinas, área para camping e muito verde é o ponto de partida para quem vai ao local. "O turismo é prioridade para promover o desenvolvimento da cidade. Estamos em um momento bom, com a vinda de investimentos. Então, nos esforçamos para fazer um bom trabalho nessa área", disse a prefeita Bruna Casanova.

O turismo, no entanto, não tirou a atenção da prefeita das necessidades da população local. A saúde, a habitação e a geração de empregos foram definidas como prioridades. Para viabilizar os seus projetos, vieram parcerias com os Governos do Estado e Federal. Sobre a atração de investimentos, desde o início da sua gestão, "Conseguimos a ampliação e a reforma do hospital, uma reivindicação antiga. A população esperava há muito por essa obra", conta.

Para a prefeita, a mulher quando entra na política tem que se esforçar muito. Ela conta que as famílias do município a receberam muito bem e que a estão conhecendo pelo trabalho realizado. Mas cita situações curiosas como ser a única mulher entre todos os prefeitos da Associação dos Municípios. "É sempre um grande desafio. A maioria, na política, é de homens. Na Câmara, por exemplo, são nove vereadores e nenhuma mulher. Então, a gente tem que se dedicar ainda mais", completa.