Sustentabilidade: Secretária das Cidades participa do lançamento do Programa Prospera 16/01/2025 - 16:19
A secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato, participou nesta quinta-feira (16), do lançamento do Programa de Capacitação de Lideranças Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Prospera), que visa o fortalecimento da sustentabilidade em todo o Estado. O objetivo do projeto é qualificar gestores, líderes e servidores municipais para implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento contou também, com a presença do vice-governador Darci Piana.
A iniciativa é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), em parceria com a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) do Governo do Estado e visa ajudar os municípios a implementarem políticas públicas que reduzam desigualdades, ajudem a erradicar a pobreza, melhorem o bem-estar dos cidadãos e adotem práticas sustentáveis, entre outras que integram a Agenda 2030 da ONU.
O programa vai trabalhar cada um dos 17 ODS, que se desmembram em 169 metas específicas. A ideia é apresentar os objetivos, criar ferramentas de diagnóstico local e ajudar a desenvolver políticas que alcancem estas metas nos próximos anos. O curso será organizado pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR.
Camila Mileke Scucato destacou a Plataforma de Monitoramento Ação x ODS x Meta: Secid – Paranacidade (Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria das Cidades), que foi apresentada no Dia Mundial das Cidades, comemorado em 31 de outubro. “Todo o trabalho de desenvolvimento da plataforma é fruto da integração da Assessoria de Informática do Paranacidade e do Grupo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana, o GODSNAU do Paranacidade. Esse monitoramento detalhado, mostra as ações vinculadas às ODS, bem como os valores investidos em obras e equipamentos pelo Governo vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os resultados foram obtidos a partir de janeiro de 2016, quando os ODS e suas metas entraram em vigor. No total, através das ações da Secid, o Paraná alcançou 12 dos 17 ODS e 30 das 169 metas, totalizando 10.082 ações. O investimento nesse período foi de R$ 8,4 bilhões em todos os 399 municípios do Paraná”, disse Camila. A plataforma detalhada e atualizada pode ser acessada em https://sustentabilidadeurbana.org.br/monitorODS. Camila lembrou a importância dos municípios aderirem os ODS em seus projetos. “A Secid orienta e solicita às prefeituras para que apresentem seus projetos atendendo aos ODS, garantindo o acesso a todas as pessoas à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos; proporcionar transporte seguro, acessível e sustentável e aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos urbanos participativos, integrados e sustentáveis”, complementou.
CURSO – O Prospera será um curso destinado a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, servidores, lideranças comunitárias, entidades do terceiro setor e agentes locais que possam ajudar a implementar a Agenda 2030 em nível municipal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Escola de Gestão Pública do TCE-PR.
“É muito importante que todos os municípios enviem representantes, para que estejam capacitados para cumprir estes objetivos. Muitos municípios são pequenos e não conseguem. Eles são importantes para desenvolver as economias locais e melhorar a vida dos moradores destas cidades”, afirmou a superintendente-geral da SGDES, Keli Guimarães.
AGENDA 2030 – Firmada por 193 chefes de Estado e de Governo durante a Assembleia Geral da ONU em 2015, a Agenda 2030 estabeleceu os 17 ODS, com metas que devem ser alcançadas até o final desta década.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no lançamento do Prospera o secretário em exercício da secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur Junior; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; o senador Flávio Arns; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Ivens Linhares; e demais autoridades.