Servidores estaduais conhecem o conceito Governo 5.0, o “Novo Pensar. O Novo Fazer”, na administração moderna 14/10/2019 - 11:51

O Governo do Estado mostrou a cerca de 2 mil  funcionários públicos, que atuam em áreas estratégicas,  o conceito “Novo Pensar. Novo Fazer” para um Paraná mais moderno, eficiente e eficaz para a população. A reunião de trabalho para a capacitação Governo 5.0 foi nesta segunda-feira, 14, no Teatro Guaíra, em Curitiba, quando servidores de todas as Secretarias e Regiões do Paraná constataram o corte de mordomias, de privilégios e de excessos, com um Estado estruturalmente consolidado e que conta com a participação de todos os servidores do Paraná. “Um Estado de gente que trabalha e que merece o nosso respeito e dedicação”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Após a fala do governador, houve a apresentação de atividades, além de projetos que ainda serão realizados e de diretrizes de gestão das Secretarias e de todos os órgãos do Governo. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU), João Carlos Ortega, apresentou as atividades de sua Pasta e de suas cinco vinculadas.

As vinculadas da SEDU são o Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Conselho Estadual das Cidades (ConCidades / PR), Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Paraná Edificações (PRED). Na sua explanação, Ortega discorreu sobre a trajetória de trabalho iniciado há quase duas décadas, de planejamento estratégico, para a realização da melhor administração pública ao Paraná. “Nada disso fizemos sozinhos e hoje somos a soma dos 399 Municípios, com quase 12 milhões de pessoas em todo o Estado. E ninguém, ninguém mesmo pode ficar para trás. E há uma espécie de mantra, que temos de preservar, como prega o nosso governador: o ser humano em primeiro lugar”, disse Ortega.  

COMPROMISSO - O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que a equipe de governo tem compromisso com a inovação e em criar soluções mais práticas para as políticas públicas. “É um novo conceito de gestão. Pensar diferente para fazer diferente. Planejamos um Estado mais tecnológico, mais seguro e eficiente, e menos burocrático. Esse encontro É fundamental para transmitir essa visão”, frisou. Para Ratinho Junior, a máquina pública brasileira ainda tem características do século passado e é preciso trazer todas as estruturas para o século 21. Segundo ele, o principal propósito do Estado tem que ser o de melhorar a vida das pessoas, e que é preciso quebrar paradigmas para deixar um legado de bons serviços à sociedade.

Ao fazer um balanço positivo dos primeiros meses de governo, Ratinho Junior destacou o tripé que orienta o planejamento da atual administração para alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná: gestão pública eficiente, investimentos em infraestrutura e olhar social. “Trouxemos a equipe para apresentar aquilo que temos feito e também uma visão do caminho a seguir. Tudo isso tem que acontecer integrado”, afirmou. “É o início de um novo ciclo virtuoso de produção e progresso”, afirmou o governador, ressaltando que o Estado deve estar ao lado do empreendedor para que o Paraná crie novas oportunidades de emprego e renda.

REESTRUTURAÇÃO - Guto Silva, Chefe da Casa Civil, reforçou a determinação do governador de criar um ambiente de crescimento de médio e longo prazo para o Estado. Ele citou a reestruturação da máquina a partir das reformas administrativas, as economias de gestão e a necessidade de melhorar o atendimento e a transparência em todos os órgãos. “Nós recebemos o Estado com uma estrutura administrativa ultrapassada. Precisando de mais sinergia e diretrizes. Hoje, existe uma linha para o Paraná do futuro. Temos reformas em curso, medidas administrativas já executadas e planejamento para atrair mais empregos, melhorar a infraestrutura e conectar as políticas públicas. Essa é a nossa filosofia, ter lógica e políticas transversais”, afirmou.

Para o vice-governador, Darci Piana, a reunião com servidores, que atuam em diversas áreas do Estado, cumpriu com o propósito de ter um alinhamento de informações dentro do governo. Para ele, é importante todos estarem em sintonia com o que cada secretaria ou empresa pública está fazendo. “É uma prática comum no mundo corporativo e também deve estar presente no setor público”.

APRESENTAÇÕES - Ao longo do dia de trabalho também aconteceram apresentações dos secretários da Casa Civil, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Educação e Esporte, Agricultura e Abastecimento, Infraestrutura e Logística, Comunicação Social e Cultura, Saúde, Segurança Pública, Planejamento e Projetos Estruturantes, Justiça, Família e Trabalho e da Administração e Previdência.

Fizeram apresentações, ainda, a Controladoria Geral do Estado e dirigentes da Sanepar, Copel e Agência Paraná de Desenvolvimento (Invest Paraná). Duas palestras fecharam a programação. O professor Neri dos Santos, diretor do Instituto Stela, falou sobre a inovação e a tecnologia a favor do servidor e o historiador Leandro Karnall destacou o protagonismo do funcionalismo público.

Últimas Notícias