Santa Cruz de Monte Castelo ganha novos espaços para esporte e lazer 13/09/2019 - 11:01

O Município de Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste do Paraná, conta com um novo Salão Comunitário e com um Centro Esportivo do Projeto Meu Campinho. Nesta quinta-feira, 13, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no município para inaugurar os espaços, ambos instalados na Vila Operária, que abriga cerca de 2 mil moradores. O governador também entregou um caminhão para coleta de lixo e autorizou a contratação de serviços de sinalização viária, a serem executados pelo Detran/PR.

Os investimentos, feitos com recursos do Estado, somam cerca de R$ 1 milhão. "Precisamos criar um ambiente favorável nas cidades para que a população viva melhor. Para isso, cortamos despesas e mordomias do Estado para investir em prioridades, como educação, saúde e infraestrutura", afirmou Ratinho Junior. Para o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, que o acompanhou, além de O Meu Campinho ser uma obra bonita, ela tem um simbolismo de inclusão social. "O espaço permite a prática de atividade física e ajuda a tirar a criança da rua. Começamos o projeto nos pequenos municípios justamente para fazer essa inclusão”, afirmou.

Ratinho Junior destacou, ainda, que Santa Cruz de Monte Castelo está crescendo e precisa de equipamentos e atividades para os jovens, como proporciona o Meu Campinho. "O espaço esportivo abre oportunidade para atividades de contra turno escolar. Onde tem esporte tem coisa boa", enfatizou. No encontro, com a presença do prefeito Fran Boni, lideranças e a comunidade, o governador afirmou que vai trabalhar para que as Escolas Estaduais tenham três merendas.

BEM-ESTAR Criado quando o governador era secretário do Desenvolvimento Urbano, o projeto Meu Campinho foi inspirado na experiência da Alemanha, que instalou campinhos em 1,6 mil cidades com intuito de promover o esporte e o bem-estar da população. Atualmente há cerca de 100 unidades implantadas, em implantação ou já asseguradas em diversos municípios do Paraná.

A unidade de Santa Cruz de Monte Castelo custou R$ 352 mil. A estrutura conta com um campo de grama sintética, rede de cobertura em polietileno, alambrado em torno do campo, playground, bancos de jardim e lixeiras. Tem também iluminação completa, possibilitando o uso à noite.

A prefeitura investiu na ampliação da área, construindo uma quadra de vôlei de areia, uma quadra de futebol de areia e uma academia da terceira idade. “Mais de mil pessoas vão usar a estrutura no bairro Vila Operária. É o maior bairro da cidade”, disse o prefeito Fran Boni. Ele destacou outros investimentos do Estado que estão sendo encaminhados na área de saúde, habitação, infraestrutura e atração de empresas para o município.

O espaço do Meu Campinho beneficia, em especial, jovens e adolescentes de bairros carentes. A área de lazer é instalada, preferencialmente, próximo a Escolas. Em Santa Cruz de Monte Castelo, o espaço também vai ser usado por cerca de 90 crianças e jovens de 6 a 15 anos participantes do Projeto PIA João Paulo Perez Linardi.

"É um local divertido e bom para as pessoas fazerem exercício. Um lugar arejado, dá pra relaxar bastante”,  disse a estudante Anelise Alves Monteiro, de 9 anos, que joga futsal. A menina Yasmin Vitoria da Silva, de 10 anos, observou que a grama sintética é melhor para jogar futebol. "É mais fácil e confortável”, disse.

Para o professor de música do projeto PIA, Evandro Batista de Souza, o lazer no contra turno é importante para o desenvolvimento dos jovens. "Estando ocupados eles têm pouco tempo para pensar em coisas ruins, como drogas. A educação hoje é muito importante e esse espaço é fundamental para a formação deles", afirmou.

PESSOAS FELIZES – O Centro Comunitário Vila Operária custou R$ 246 mil e se destina a pessoas da terceira idade. "A população idosa do Brasil está crescendo. É preciso atendê-los com atividades e em ambientes próprios, para garantir a qualidade de vida”, destacou o governador.

"Antes era só areia nesse bairro e hoje as pessoas estão muito mais felizes. Vão cuidar muito”, disse a dona de casa Marcele Ribeiro Neves. Para o aposentado José Dutra, 76 anos, o lazer é uma riqueza que muda as famílias. "Isso aqui era mato e vendo essa estrutura fico feliz. Falo como pai e avô, fico feliz com esse olhar para a população", afirmou.

MEIO AMBIENTE - O caminhão coletor de lixo foi entregue pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, um investimento de R$ 294,9 mil. É um caminhão novinho, com ar-condicionado, rádio, USB, vidros e travas elétricas, equipado com coletor compactador de lixo, tipo de coleta traseira, sistema de descarga tipo escudo ejetor, com capacidade para depósito de 150 mil litros de chorume.

A sinalização viária, com investimento de R$ 148 mil,  faz parte de um projeto de R$ 6 milhões para atender 39 cidades paranaenses. A iniciativa faz parte de um programa do Detran-PR  para regulamentar a circulação de veículos e pedestres. Os recursos são aplicados na aquisição de placas, pintura de faixas de pedestres e dispositivos de sinalização viária e estavam represados desde 2016.

PRESENÇAS - Também participaram da solenidade os secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Soldado Adriano José; o chefe de gabinete do Detran/PR, coronel Everon Pocchetti; o superintendente geral da Casa Civil, Gugu Bueno; e o presidente Câmara de Vereadores de Santa Cruz de Monte Castelo, Fernando Fernandes de Oliveira.

(C/ AEN)

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE