SEDU e COMEC apresentam ações a prefeitos eleitos da RMC 01/12/2020 - 15:52

O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, participou na manhã desta terça-feira, 01º, de reunião virtual com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Gilson Santos, e prefeitos e prefeitas eleitos que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro em cidades que integram a Região. De acordo com o secretário, "os Municípios podem contar com a parceria do Governo do Estado para garantir investimentos, repasses de recursos, obras e, consequentemente, levar desenvolvimento  às cidades e seus cidadãos. O alinhamento com o Governo, por meio da SEDU, suas vinculadas e demais Secretarias é fundamental".

O encontro teve como objetivo apresentar a COMEC, uma das instituições vinculadas à SEDU, e suas atividades. “Esta é uma primeira conversa, principalmente, para que os futuros prefeitos possam conhecer melhor a COMEC e saibam que podem contar com o apoio do Governo do Estado por meio da Autarquia”, afirmou Gilson dos Santos. Foram citadas ações como o apoio na elaboração e revisão dos Planos Diretores Municipais;  a análise nos processos de definição do Uso e Ocupação do Solo; obras estruturantes como a PR-423; o Contorno Norte de Curitiba; a nova Rodovia entre São José dos Pinhais e Mandirituba, a PR-510; e a operação do Transporte Coletivo, que impacta diretamente 19 Municípios da Região Metropolitana.

“São diversas ações, em diferentes frentes, que buscam sempre o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana de Curitiba de forma sustentável e integrada”, ressaltou Santos.

ALINHAMENTO - “Fiquei feliz em ver ações do Governo do Estado no nosso Município e estamos à disposição para contribuir com estes projetos”, disse a prefeita eleita de São José dos Pinhais, Nina Singer, ao destacar a importância do alinhamento entre Governo e Municípios. Para a prefeita eleita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, a proximidade com o Governo do Estado será fundamental, uma vez que “os Municípios enfrentam um grande desafio principalmente no combate à pandemia. O alinhamento será fundamental para vencer a doença e garantir o crescimento de nossas cidades”.

O encontro contou, ainda, com a participação dos prefeitos eleitos de Fazenda Rio Grande, Dr. Nassib; de Colombo, Helder Lazarotto; da Lapa, Diego Ribas; de Balsa Nova, Marcos Zanetti; de Contenda, Antonio Adamir Dgner, o Mostarda; de Piên, Maicon Tiguera; e de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, o Gringo.

(C/ ACS da COMEC)