SEDU defende implantação de Equipamentos Públicos com Acessibilidade 20/04/2021 - 17:12
A construção de equipamentos urbanos com estrutura voltada para a acessibilidade é um dos pontos fundamentais na cidade para todos. “Implantar rampas de acesso, pisos tácteis e espaços seguros para os pedestres é uma das formas de inclusão, de não deixar ninguém para trás. São equipamentos projetados para garantir o ir e o vir das pessoas, de forma que possam vencer eventuais limitações físicas”, defende o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega.
O tema da acessibilidade está entre os itens que compõem os Projetos de Urbanização ou de Pavimentação viabilizados pela SEDU, com recursos do Tesouro do Estado ou Operações de Crédito, com Contrapartidas Municipais. No Município de Cianorte, por exemplo, a Pavimentação de Vias ou a Construção de Praça (em execução), inclui a preocupação em oferecer a mesma possibilidade de acesso a todos os usuários dos Ambientes Públicos. Dessa forma, são implantadas as rampas para facilitar o deslocamento de cadeirantes e os pisos tácteis, que facilitam a autonomia de deslocamento para os deficientes visuais.
O Município recebeu, desde janeiro de 2019, a liberação de R$ 10.404.857,39 para oito ações voltadas ao desenvolvimento urbano. Desse total, R$ 7.549.590,68 foram destinados a um Projeto de Pavimentação Asfáltica, um de Recapeamento e para a Construção de Praça. O restante foi aplicado na construção de uma Creche e na aquisição de duas Máquinas Rodoviárias (uma motoniveladora e uma pá carregadeira) e de dois Automóveis.