Projetos, trabalho e festas fazem de Jardim Olinda referência ao Turismo 16/03/2020 - 09:46

Na Prefeitura de Jardim Olinda, o principal projeto da prefeita Lucimar de Souza Morais Assunção é o de transformar o Município em um polo turístico e, assim, atrair investimentos e gerar renda para a população local, sem descuidar de prioridades como a Saúde e a Educação. A ideia é aproveitar o potencial de dois importantes Rios: o Paranapanema e o seu afluente, o Pirapó. Os primeiros projetos já estão em andamento: o estímulo à construção de casas de veraneio, às margens dos Rios, e, ainda o Bosque Ecológico, a Festa ‘Forró Olinda’ e a Feirinha Agrolinda. “Jardim Olinda tem tudo para se tornar uma referência no turismo e, assim, atrair investimentos e gerar postos de trabalho e renda à população”, assegura a prefeita.

No setor imobiliário, Lucimar de Souza destaca um loteamento, em local privilegiado, para a exploração turística com 320 lotes. Até agora, 150 deles, próximos aos Rios que margeiam o Município, já têm moradias de alto padrão, com piscinas e área de lazer. “Quando chegam os feriados ou o fim do ano, essas casas são procuradas com antecedência. O aluguel por temporada traz recursos para a cidade e estimula outros proprietários a construírem também”, enfatiza.

A Festa ‘Forró Olinda’ começou em 2017, com um dia de atividades. Em 2020, na quarta edição, serão três dias de atrações e a presença de visitantes de diversos Municípios da Região. Lucimar conta que cabe à Prefeitura estimular e cuidar da organização e à população explorar o evento economicamente. “Todas as barracas são de responsabilidade da população, que garante uma renda extra importante”, conta. O sugestivo nome do evento, veio da história do Município, que teve no seu início, diversas famílias vindas do Nordeste, o que originou a ligação da população local características culturais nordestinas.

A Feira Agrolinda acontece todas as sextas-feiras com a participação de produtores locais. O objetivo é gerar renda ao oferecer alimentos de referência para pessoas que buscam maior qualidade de vida.

O Projeto Turístico implementado por Lucimar Assunção ganhou mais um reforço com a liberação de recursos federais para a reconstrução da ponte sobre o Rio Pirapó, destruída em uma enchente, o que vai facilitar o acesso à Cidade, além do escoamento da produção agrícola. “As ações que fazemos são para criar oportunidades e transformar a vida das pessoas. Jardim Olinda tem a menor população entre os 399 municípios do Paraná, mas com trabalho, nossos 1.400 habitantes podem fazer do município o melhor do Estado para viver. São projetos para transformar e melhorar a vida das pessoas e vão transformar”, acredita.

Lucimar Assunção está no último ano do seu primeiro mandato. Professora por 38 anos, está aposentada das funções didáticas, mas não da vida com a comunidade. “Desde criança, o meu Projeto foi com a educação. Jamais imaginei estar onde estou”, afirma. Aos 57 anos e quatro filhos, o mais novo com 26 anos, conta que chegou ao Município com um ano de idade. Por isso, diz com convicção: “Sou uma jardim-olindense de corpo, alma e coração”.