Prioridades e projeção de melhorias são parâmetros na opção por investimentos 11/02/2021 - 15:02

Substituir os Sistemas Tradicionais de Iluminação Pública por Luminárias a LED pode trazer benefícios à população e para a Administração Municipal. Para o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, “a melhoria da qualidade de vida para toda uma comunidade deve ser considerada no momento de decidir sobre qual projeto executar. O gestor Municipal precisa conhecer bem as demandas locais, avaliar as prioridades e decidir com base nos benefícios a serem alcançados para todos” afirma.

Promover melhorias na Iluminação Pública, com a troca das luminárias convencionais por Sistemas a LED, está entre os projetos que recebem o apoio da SEDU. No momento, cinco ações estão em execução em quatro Municípios do Paraná (Clevelândia, Goioxim, Sertaneja e Verê), com a aprovação de R$ 3.090.641,00 do Tesouro do Estado, operações de crédito e em contrapartidas Municipais.

Mudar para um sistema melhor e mais eficiente significa economia de recursos públicos, uma vez que consumo menor diminui a conta mensal de Energia Elétrica. “O dinheiro que a Prefeitura economiza pode ser aplicado em outras iniciativas em benefício da população. Assim, outras melhorias podem chegar a mais e mais pessoas”, enfatiza Ortega. Para os moradores, os pedestres e os condutores de veículos, a percepção é de maior segurança. Há, ainda, resultados positivos para o meio ambiente: a menor demanda diminui a necessidade de intervir na natureza para gerar mais energia.