Prefeita de Lobato defende parcerias para superar a crise  18/03/2020 - 09:40

Depois de 23 anos de atuação política, a professora aposentada, ex-secretária Municipal de Educação, ex-vereadora, ex-presidente da Câmara Municipal, ex-vice-prefeita por dois mandatos e prefeita de Lobato, atualmente no final do seu terceiro mandato, Tania Martins Costa, diz que nunca foi tão difícil administrar as contas públicas. Ela conta que o que consegue economizar durante o ano inteiro só dá para pagar o 13º e o aporte anual para a Previdência Municipal. “Os recursos do Município são escassos. Quase não sobra para investir no que a população precisa. Para se ter uma ideia, os gastos da Prefeitura com a Previdência, no ano passado foram R$ 1,3 milhão. Neste ano, serão R$ 1,5 milhão. É uma bola de neve. Na verdade, trabalhamos com parcerias, recursos vindos de emendas ou de fontes Federais e Estaduais. Se não fossem governos sérios, como o de Ratinho Junior, que busca o desenvolvimento de todos os Municípios, não conseguiríamos fazer muita coisa”, assegura.

Para Tânia Martins Costa, no entanto, a importância das parcerias se revela no grande número de obras realizadas e que marcam a sua gestão. A prefeita deu atenção maior às atividades que mais impactam a vida do cidadão. “Educação e Saúde são prioridades. Fizemos a manutenção desses serviços com qualidade e cuidamos da estrutura, com reformas em Escolas e nos Postos de Saúde”, explica.

A relação de obras continua com a manutenção das Vias Rurais, a construção da Arena Esportiva, a entrega do maior Conjunto Habitacional do Município, o Arara Azul, a Praça de Lazer Esportivo, com playground, Academia e pista de skate e a pavimentação das ruas urbanas. “Todas essas obras impactam positivamente o dia a dia das pessoas. Escola e Saúde de boa qualidade, lazer e o conforto de andar em ruas pavimentadas. Quando entrei, as R uas pareciam um queijo suíço. Hoje, a Cidade está bonita”, diz, com orgulho.

Tem, também a preocupação com o social e o desenvolvimento das pessoas. Por isso, Tânia apoiou o esporte para todas as idades. “Estivemos em todas as competições do Estado. Nos Jogos Escolares, nos Jogos da Terceira Idade e Jogos da Juventude”, conta.

Hoje, Tania Martins Costa mora com a irmã e é rodeada de sobrinhos. Entre os seus sonhos, estão uma aposentadoria mais tranquila e mais tempo para aproveitar a vida. “Queria fazer algo pela minha cidade e trabalhei muito, muito mesmo. Agora, quero descansar um pouco. E, se possível, viajar”, enfatiza.