Prefeita de Cruzeiro do Oeste lança o “Primesauro na Tábua” 09/03/2020 - 09:29

A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Maria Helena Bertoco, tem o maior orgulho quando conta que a cidade é conhecida em todo o mundo porque tem um sítio paleontológico, descoberto desde a década de 1970, onde foram detectados pelos menos nove animais, sendo dois adultos. Os Pterossauros eram animais voadores que habitavam sempre áreas litorâneas. No Brasil foram encontrados na região Nordeste. Para comemorar tudo isso, na última semana de fevereiro, a prefeita fez a degustação do Prato Típico do Município: “Primesauro na Tábua”.  A receita contém carne, com cortes especiais, muçarela, acerola, enfim todos produtos do Município, inclusive a tábua. O Prato será lançado oficialmente na Expo Umuarama 2020, no stand da AMERIOS.

A prefeita explica que os estudiosos ficam intrigados com uma questão: como estes fósseis foram parar em uma região onde definitivamente, o mar não é predominante? “No entanto, pode-se afirmar que várias características já encontradas classificam os achados de Cruzeiro do Oeste na família Tapejaridae, Pterossauros brasileiros da Chapada do Araripe, os mesmos que se tornaram conhecidos mundialmente pela crista avantajada”, relata.

Em 2014, foram encontrados 47 fósseis de pterossauros e depois de anos de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade de São Paulo (USP), foi anunciada, em junho de 2019, a descoberta de uma nova espécime de dinossauro, o Vespersaurus Paranaensis, que viveu há 90 milhões de anos na Região.

Em julho de 2019, um mês depois do anúncio da descoberta, a cidade inaugurou o Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste. Mas, de acordo com Maria Helena, os 21 mil habitantes têm outros orgulhos, como a Companhia de Dança Impulso e o Grupo de Teatro, Companhia de Teatro Eskéte. Para a prefeita, essas são razões para fortes investimentos no Turismo Cultural da Região. “Além de estudos e pesquisas, gera emprego, renda e desenvolvimento para todos.

Maria Helena Bertoco é professora, por formação. Foi eleita diretora do Colégio Estadual Almirante Tamandaré de Cruzeiro do Oeste, por 20 anos. “Eu gosto de pessoas e de fazer as coisas que precisam ser feitas. Daí foi um pulo para a política partidária”, explica. Ela foi vereadora, de 2000 a 2004, depois, vice-prefeita e, atualmente, é a primeira mulher eleita prefeita no Município. “Eu  pedi para fazerem uma pesquisa e descobri que os meus eleitores não têm preconceitos e a maioria é de homens e de jovens”, revela.

Aos 62 anos de idade, de bem com a vida e com a comunidade, casada com o advogado José Benito Almodova, com quem teve um casal de filhos, Wagner, hoje empresário, e Rosy Anne, vereadora no Município. Ela é avó de Alana, Letícia, Larissa, Beatriz e Felipe. E, com otimismo, espera que mais mulheres entrem para a vida política.

“Em Cruzeiro do Oeste nós damos oportunidades às mulheres. Em nove Secretarias Municipais, sete são comandadas por mulheres e temos quatro mulheres vereadoras na Câmara Municipal. Eu acredito no potencial das mulheres, pois conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo e com eficiência e eficácia”, defende.