Pequenos e médios Municípios avançam em novas Tecnologias da Informação e fortalecem a gestão pública no Paraná 23/06/2023 - 14:30

O secretário do Estado das Cidades (SECID), Eduardo Pimentel, foi no início da manhã desta sexta-feira, 23, cumprimentar e agradecer a presença de engenheiros e técnicos de 11 Municípios do Paraná que participam desde segunda-feira, 19, do treinamento para ampliar conhecimentos sobre o Programa Integrado de Gestão de Dados Municipais (PROGDM), um Software que otimiza dados das cidades e facilita a gestão pública, com resultados mais eficientes. “É o melhor Programa do Paraná e um dos melhores do País. Oferece autonomia na gestão técnica e rapidez, eficiência e eficácia na tomada de decisões. A minha vinda aqui é para agradecer e valorizar o trabalho realizado por essa primeira turma e que é muito qualificada”, enfatizou.

Pimentel fez essa declaração após ouvir os nomes e a qualificação profissional, além do Município de onde veio cada participante. O secretário ainda pediu que cada um deles ajude a divulgar esse Programa. “Não há riscos ou receio algum em dar publicidade aos dados. Transparência na gestão é nossa obrigação e é necessária nos serviços públicos do País”, defendeu. O assessor do CTI do Serviço Social Autônomo do Paranacidade, vinculado à SECID, e  ainda, coordenador do PROGDM, Anderson Santin , o Pira, se mostrou satisfeito com o resultado desse treinamento. A representante da Empresa GeoMais, Natasha Xavier, que ministrou o treinamento durante a semana, disse que percebeu que a turma ficou, no início, um pouco assustada, mas, aos poucos foram dominando o conteúdo e demonstrando suas aptidões para o manuseio do menu de ferramentas.   

Para o coordenador de Tecnologia da Informação do Paranacidade, Leandro Moura Victorino, “a receptividade ao treinamento foi positiva”. Os testemunhos provam o que diz Leandro. De Marechal Cândido Rondon, Município do Oeste do Paraná, com 55 mil habitantes, a analista técnica Elizandra Lamb, assegura que a ferramenta será usada em sua Cidade. “Já temos uma boa base de dados. Eu considero o treinamento bem interessante e acho que vamos precisar adquirir outras ferramentas para um aproveitamento maior ainda, em favor da população”, assegura. O mesmo pensa a gerente de Cadastro e Tributação, especialista em gestão pública, Rosilda von Kruger, de Ivatuba, Município da Região Norte do Paraná, com 3.900 habitantes. “Essa ferramenta vai agregar muito mais valor à gestão pública. Estamos no início, ainda, mas vou multiplicar esse conhecimento em nossa Prefeitura”, garante. De Diamante do Norte, com 5.668 habitantes, o engenheiro civil Michel Borghi, disse que “o treinamento foi muito bom e a ferramenta é interessante porque vai ajudar principalmente aos pequenos Municípios, como o nosso”.

TREINAMENTO INTERNO - Antes disso, na manhã da última quarta-feira, 14, o mesmo treinamento foi feito par técnicos da Secretaria das Cidades (SECID) e do Serviço Social Autônomo Paranacidade. O secretário da SECID, que também é superintendente do Paranacidade, Eduardo Pimentel, esteve presente e falou mais uma vez sobre a importância desse Software para os Municípios do Paraná. “O fornecimento gratuito desta ferramenta, o Sistema de Gestão de Base de Dados Corporativa e Multifinalitária, garante uma gestão municipal mais transparente e, ainda, facilita as ações e economiza recursos para serem aplicados na melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou Pimentel.

Junto com o secretário da SECID, o superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Marcio Wozniack.  defende a importância do uso dessa ferramenta que, inclusive dá o mesmo peso de importância aos Municípios, independente do seu tamanho e localização. “Dados dos contribuintes, do Plano Diretor, de mapas temáticos, de lotes e outros são lançados no Sistema e podem ser vistos em três ou quatro cliques do computador. Fui prefeito e sei da dificuldade de aumentar, com justiça, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade. Ao conhecer esse software fiquei fascinado pela facilidade de seu uso”, testemunhou.   

INÉDITO NO PAÍS - O diretor da empresa GeoMais, Rafael Carlos Thiesen, que apresentou, nesse treinamento interno, a ferramenta em seus mais diferentes aspectos, disse: “nós trabalhamos com esse Software em todo o País. E nunca vimos um só Estado oferecer este tipo de serviço e de forma gratuita e com licença de uso perpétuo - aqui, instalada na Celepar - aos seus Municípios. De fato, o Paraná sai na frente e é exemplo para todo o País”.

No Paraná, dos 399 Municípios, faltam apenas 42 Municípios assinarem o Termo de Adesão ao Software. As maiores dificuldades encontradas, até o momento, são o da coleta de dados. “Os Municípios não têm técnicos suficientes para o serviço e, por outro lado, têm de enviar a base do Sistema Tributário, para a inscrição imobiliária, logradouros, Ruas, Avenidas, Praças, enfim, tudo o que facilita a gestão pública mais rápida, eficiente e inteligente”, destacou Thiesen.

LACUNAS - Até o momento apenas 22 Municípios forneceram essa base de dados que facilita o trabalho dos gestores públicos. Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná, técnicos já foram treinados e usam a ferramenta. Há 80 mil lotes na cidade de Foz, mas 10 mil estão sem inscrição imobiliária. A razão é porque ainda há deficiência de profissionais e de dados no uso do Sistema. “A solução encontrada seria o contrato de estagiários ou um Convênio com Universidades para sanar essas lacunas”, explica o superintendente de Articulação Regional da Casa Civil, Marcio Wozniack.

OS MUNICÍPIOS - Durante o treinamento aos técnicos de Municípios, iniciados nesta semana, no Espaço Fani Lerner, no sétimo andar, do Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, a representante da Empresa GeoMais, Natasha Xavier mostrou o menu de ferramentas, como fazer cadastros, como editar, navegar, fazer plantas e falou sobre os seguintes temas: modernização de gestão municipal; interação dos setores administrativos; democratização de acesso à informação; segurança e credibilidade; incremento à Receita Tributária e Otimização de Arrecadação.

Dessa primeira turma, dos 399 Municípios, já passaram pelo treinamento técnicos e profissionais dos seguintes Municípios: Castro, Campo Mourão, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mandaguaçu, Nova Santa Rosa, Diamante do Norte, Ivatuba, Piên, Palmas e Pinhal de São Bento. A próxima turma está sendo organizada para breve.