Ortega reafirma Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável 22/04/2021 - 15:17

A adoção de critérios que levam ao Desenvolvimento Sustentável foi reafirmada nesta quinta-feira, 22, dia em que acontece a Cúpula do Clima, nos Estados Unidos, pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega. “Uma das principais orientações do nosso trabalho é a de proporcionar a cidade inclusiva e justa para todos. Buscamos sempre os melhores projetos, aqueles que transformam a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, garantam que as conquistas sejam perenes e alcancem as futuras gerações. Nesse contexto, a atenção e os cuidados com o Meio Ambiente são fundamentais”, enfatizou.

Desde janeiro de 2019, a SEDU autorizou a liberação de R$ 1,88 bilhão do Tesouro do Estado e de Operações de Crédito para viabilizar 3.172 ações: de pavimentação, urbanização, construção de praças, implantação de parques; construção ou reforma de unidades de saúde, creches e escolas ou de aquisição de equipamentos, máquinas, veículos e serviços. “Temos um compromisso de balizar nossas decisões pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela ONU, dentro da Agenda 2030. O ODS 13 fala exatamente sobre o que é preciso ser feito, localmente, para evitar Mudanças Globais no Clima, enquanto o ODS 15 defende a Proteção, a Recuperação e o Uso Sustentável dos Ecossistemas Terrestres”, destacou.

Ortega explicou, ainda, que essa mensagem é levada às Prefeituras do Paraná. “Todas as vinculadas à SEDU, Paranacidade, COHAPAR, COMEC, ConCidades e a Paraná Edificações (PRED) trabalham sob a mesma orientação. Em relação aos Municípios, já temos o compromisso de 359, de um total de 399, de orientar as Administrações Municipais pelo conteúdo da Agenda 2030. O esforço de aproximar os gestores públicos das boas práticas visando a Sustentabilidade é constante e já faz parte do nosso dia a dia”, ressaltou.