O orgulho do Município pela forte escolarização de suas crianças e adolescentes 23/03/2020 - 13:12

O pequeno Município de Paranapoema, com pouco mais de três mil habitantes, localizado às margens do rio Paranapanema, no Noroeste paranaense e de tradição voltada para a agricultura tem no comando do Executivo Municipal a prefeita Leurides Sampaio Ferreira Navarro. Entre os pontos positivos de sua gestão estão os números divulgados pelo último censo, a forte escolarização de crianças e adolescentes.

Um dos destaques do Município é a taxa de escolarização, que alcança 98,5%, das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É uma benção para todos nós”, apregoa a prefeita. Assim, Educação e Saúde, as suas prioridades, aparecem nas obras e ações. A prefeita conta que, hoje, Paranapoema tem Escola para o Ensino Fundamental. Antes, os estudantes dividiam o espaço com o Colégio Estadual, de ensino médio.

Na Saúde, ela lamenta a chegada do coronavírus, “superamos a dengue, fizemos as campanhas de vacinação e, agora, mudou tudo de uma hora para outra, mas seguimos no trabalho para fazer o melhor para o nosso povo, para o Município. A Saúde é setor que exige atenção 24 horas”, destaca.

Natural de Paranapoema, aos 58 anos e no fim do seu segundo mandado, Leurides fala com orgulho das mudanças pelas quais passa o Município. Quando fala de recursos, lembra as parcerias firmadas com os Governos Federal e com o Estadual, mais a iniciativa privada. “Recebemos um terreno de um fazendeiro e, nele, construímos a garagem para os veículos da Prefeitura, que ficam protegidos do tempo e de vândalos. A obra inclui, além do Barracão, cercas e equipamentos de segurança”, conta.E

Pavimentação, recapeamento asfáltico, uma Creche concluída, móveis novos para a Escola, a transformação de uma quadra coberta em um Clube, a implantação de ciclo faixa, espaço para caminhada, a renovação da frota municipal, a implantação de Planos de Cargo e Carreira para os professores e o funcionalismo em geral, e o Fundo de Previdência que viabilizou a aposentadoria de 60 servidores. São exemplos da sua atuação no pequeno Município.

Casada há 30 anos e mãe de duas filhas, uma farmacêutica e a outra dentista, Leurides fala com entusiasmo sobre a terra onde nasceu. “Sou daqui, fiz toda a minha vida neste lugar. Minha dedicação é integral. Quando começo uma coisa, mergulho de cabeça”, enfatiza.