“O meu compromisso número 01 é com a cidade”, diz a prefeita de Colombo 07/03/2020 - 13:11

Mais conhecida como Beti Pavin, Izabete Cristina Pavin, a prefeita de Colombo – Município com quase 250 mil habitantes, na Região Metropolitana de Curitiba -, está em seu quarto mandato à frente da Prefeitura daquele Município. Sempre bastante aplaudida pelos seus munícipes, os colombenses, recentemente Beti Pavin recebeu uma homenagem dos conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná. Beth diz que nunca tinha tempo para a sua vida particular. Mesmo assim, há pouco tempo, ela se casou com o administrador Ruben Tavares Rocha Júnior. Um casamento que navega tranquilo pela política há 17 anos.  “O meu compromisso número 01 é com a cidade, com os munícipes. E o meu marido sabe disso e é um grande companheiro, um parceirão, que não se envolve e respeita o meu trabalho”, revela.

Ela explica essa inteiração com a população pelo fato de ter começado cedo em trabalhos diversos. Em 1977 ela deixou a lavoura com os seus pais e começou suas atividades na Prefeitura local, onde entrou como telefonista, passando logo depois para recepcionista, funções que lhe permitiram ouvir todos os tipos de demandas da população. Mais tarde foi chamada para a chefia-de-gabinete. De 89 até 92 foi vereadora, a primeira mulher aleita para a Câmara Municipal. De 93 até 96 foi vice-prefeita, De 97 a 2004, por dois mandatos foi a primeira mulher prefeita de Colombo. De 2007 a 2010 foi deputada estadual. Atualmente, é prefeita de Colombo pela quarta vez, aos 62 anos de idade.

SONHOS COLETIVOS - Nesses anos todos, Beti se orgulha de alguns feitos em favor da melhoria de vida da população. “Eu sonhava com um a Maternidade em Colombo. Todas as mulheres grávidas iam ter seus bebês em outros Municípios. Eu queria ver o nascimento de colombensesinhos. Conseguimos, em 2002, inaugurar a Maternidade do Alto Maracanã. E, atualmente, já são quase 50 mil colombensesinhos. O primeiro deles já está com 18 anos de idade”, comemora.

Além dessa necessidade, as mães com inúmeros filhos precisavam de apoio financeiro para a compra de material escolar e uniformes. Assim que assumiu a Prefeitura, ela ofereceu igualdade de oportunidades às famílias com menor renda. Assim, na década de 90, a prefeita distribuiu uniformes e material es colar a todas as crianças do Município.

Hoje, a demanda é por mais saúde, educação e segurança. Para retirar as crianças das ruas e protegê-las dos riscos de drogas e outras violências, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), construímos “Meu Campinho” no Guaraituba, Monte Castelo, Alto da Cruz e Vila Nova.  Satisfeita com o resultado deste Programa, trazido ao Brasil pelo então secretário da SEDU, Ratinho Junior, atualmente, a prefeita já licitou a construção de outros cinco Meu Campinho. “Esses vamos fazer com recursos próprios do Município”, garante.

Só em ruas asfaltadas, já são mais de 200, desde 2013. Em andamento estão as obras de reurbanização de uma das principais Avenidas de Colombo, a Abel Scuissiato, com o apoio e parceria da SEDU/Paranacidade. “São R$ 15 milhões de investimentos. De 2013 para cá já foram inaugurados 07 CMEIs e mais duas Escolas Municipais, reforçando a educação de nossos munícipes”, afirma a prefeita.

SONHO ATUAL – Um dos maiores desejos da prefeita Beti Pavin é poder reabrir a Santa Casa de Colombo. “Para que isso aconteça, o Poder Judiciário tem de mandar fazer o leilão. Afinal, o Município investiu muito nessa obra. Assim que a Santa Casa de Colombo seja reaberta, vamos atender meio a meio, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema Privado. Toda a população almeja isso”, advoga.

Beti Pavin confessa que briga muito em favor da população. Mas ela gostaria de conclamar a todas as mulheres a entrarem nessa briga e não se encolherem. “Eu conclamo as mulheres colombenses, paranaenses e brasileiras a entrarem na política e darem o melhor de si”, pede.

RIQUEZAS - O Município de Colombo concentra a maior Colônia Italiana, tem a maior taxa de crescimento em todo o Estado e é o 8º em número de habitantes no Paraná. A sua riqueza advém da indústria extrativa, com o calcário, pedra, granito, caulim, além da agricultura de hortifrutigranjeiros. Um dos maiores orgulhos dos colombenses está no turismo bem sucedido, como a Festa da Uva, do Vinho, passeios à Gruta de Bacaetava, enfim, o Turismo Rural, com o seu Circuito Italiano de Turismo Rural.