Municípios recebem R$ 1,9 bilhão para ações que dão maior qualidade de vida às pessoas 02/03/2021 - 17:27

O Governo do Paraná autorizou a liberação de R$ 1.900.676.394,64 para 3.180 ações de apoio ao Desenvolvimento Urbano em Municípios de todas as Regiões do Estado, desde janeiro de 2019 até 1º de março deste ano. Os recursos, com origem no Tesouro do Estado, em Operações de Crédito, com contrapartidas Municipais, foram aprovados via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) e operados pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à SEDU, na viabilização de obras estruturantes nas áreas da mobilidade urbana, educação, saúde, estímulo à industrialização e ao comércio, além da aquisição de serviços, máquinas e equipamentos. “São obras e serviços que garantem melhor qualidade de vida a todos, agregam valores e transformam o presente e o futuro das pessoas”, comemora o secretário de Estado da SEDU, João Carlos Ortega.

A pavimentação de Vias foi o item que mais recebeu investimentos, com R$ 1.217.924.516,32 aplicados em mais de 13,4 mil quilômetros de pavimentos novos e recapeamentos – se fosse uma estrada em linha reta, daria para ir de Curitiba até Manaus e sobrariam ainda mais de 8,3 mil km -, projetos de urbanização e estradas vicinais. Os terminais de transporte, as unidades Meu Campinho (para o lazer e a prática esportiva, que agregam valores familiares), os Barracões Industriais – para geração de emprego e renda à população. Ainda, a construção de Creches e Escolas, Ginásios de Esportes, Centros Sociais e Culturais, Teatros, Hospitais, Postos de Saúde e as Unidades de Saúde Primária (Saúde da Família) também estão entre ações que receberam recursos.

VALORIZANDO AS CIDADES - Da mesma forma, foram aprovados recursos para melhorias no atendimento à população pelas Administrações Municipais.  As reformas e a construção de Edifícios Públicos valorizaram, embelezaram as cidades e deram maior conforto no atendimento à população. Foi o que aconteceu com uma Câmara de Vereadores e quatro Paços Municipais, que tiveram suas instalações reformadas, e mais de 10 Paços Municipais totalmente construídos, com espaços destinados a abrigar Secretarias e os principais Departamentos da Administração Pública local.

As ações estão em diferentes estágios de execução, desde a autorização para a licitação das obras e aquisições até a sua conclusão e entrega, para uso da população ou para a prestação de serviços.