Mudar o perfil econômico traz novas oportunidades à população 30/03/2020 - 10:52

Criar novas alternativas para desenvolver a economia do município de Rancho Alegre do Oeste. Essa é uma das diretrizes da gestão da prefeita Suely Alves Pereira Silva, ao apoiar o desenvolvimento da piscicultura e da avicultura. “Saímos da produção de grãos, como atividade exclusiva, para a diversidade na produção. Hoje temos a agricultura, mas temos também os aviários e as criações de peixes”, conta. A mudança do perfil econômico foi impulsionada com a cessão de máquinas e equipamentos que auxiliam na preparação das estruturas para a criação de aves ou de peixes. A proposta é incentivar os produtores da área rural que querem empreender. De acordo com a prefeita, os resultados já podem ser constatados, com o aumento na geração de renda e a criação de postos de trabalho.

No atendimento à população, Suely ressalta a importância das parcerias feitas com o Governo do Estado. E diz que “os avanços não seriam alcançados sem o apoio do governador Ratinho Junior e o trabalho desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e do Paranacidade”. A prefeita se refere à renovação da frota de veículos para garantir o transporte adequado nas áreas da saúde, da educação e da administração municipal.

Ela conta que a infraestrutura viária também passou por grande transformação para suprir as necessidades dos moradores e para o transporte de equipamentos, máquinas agrícolas e a movimentação de caminhões nas épocas de colheita. “Fizemos investimentos em pavimentação e projetos de urbanização que mudaram a cidade. Temos uma via principal que facilita o trânsito, garante a acessibilidade e é inclusiva, com calçadas com piso tátil e ciclo faixa. Dá gosto de ver os pedestres e os condutores com mais segurança”, conta.

Professora de formação e de profissão, Suely tinha o sonho de construir uma escola municipal para atender os pequenos. Com o investimento de R$ 2 milhões, a unidade está em conclusão e vai atender em tempo integral – numa primeira fase, em algumas séries.

Aos 50 anos, a prefeita se diz satisfeita com o trabalho realizado, principalmente na área social. Ela cita o Programa Férias Felizes, que garante alimentação, atividades recreativas e culturais durante as férias escolares. “As mães podem trabalhar e ter a certeza de que os seus filhos continuam monitorados e em segurança. Atendemos cerca de 100 crianças, nos meses de dezembro, janeiro e julho”, explica. Ao mesmo tempo, a participação da iniciativa privada viabiliza aulas de balé, dança, karatê e a fanfarra.

Na Saúde, cobertura vacinal de 100%; a construção de um parquinho para as crianças, a arena multiuso, melhorias no centro esportivo são outros exemplos da atuação municipal.