Governo lança Jornada para levar metodologia BIM aos municípios 02/07/2024 - 18:44

A secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato, participou na manhã desta terça-feira, 02,  do Lançamento da Jornada Bim 2.0, implementada em parceria por diversas Secretarias de Estado, Empresas Públicas e as Associações de Municípios. A Jornada é um projeto itinerante, que, agora, entra no seu segundo ano.

O objetivo é possibilitar às Prefeituras dos 399 municípios a capacitação sobre o uso da metodologia BIM, que leva a elaboração de projetos, a análise e o acompanhamento de obras de engenharia para o ambiente digital. A Secretaria das Cidades (SECID) é uma das integrantes do Comitê Gestor, responsável pela criação e implantação das estratégias para a disseminação da tecnologia em contratações por instituições públicas.

Durante a abertura, foi assinado o protocolo de intenções para a implantação de um curso de pós-graduação sobre o uso da tecnologia BIM para servidores estaduais e municipais; lançados o Canal BIM Paraná de informação para as Prefeituras, o Programa Construindo o Paraná Digital de busca de tecnologia e preparação de equipes ligadas às Associações de Municípios e o Ambiente Comum de Dados. Foi anunciado, também, com a participação da Casa Civil, de processos para a aquisição de equipamentos e softwares adequados à tecnologia. Ainda durante a cerimônia, foi anunciado o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná com a criação da Frente Parlamentar BIM. Todas as iniciativas são resultado de parcerias de diversos órgãos públicos estaduais.

De acordo com a secretária das Cidades, a implantação na execução de contratos entre a SECID e as Prefeituras avança de forma gradual. “Neste ano, concluímos a capacitação interna, na Secretaria, nos setores de arquitetura e de orçamentos. Estamos com algumas ações já em andamento”. Definidos como pilotos, essas ações atendem as secretarias da Segurança e da Saúde, com a construção de três presídios e a reforma do Hospital da Polícia Militar, de Curitiba. A secretária reforçou, ainda, a importância da qualificação dos servidores e da iniciativa da criação do curso de pós-graduação. “Essa especialização e capacitação vai trazer os engenheiros, arquitetos e técnicos dos municípios para o mesmo nível do Estado”, enfatizou.

Para o secretário estadual da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o Paraná já avançou muito na aplicação do método. “Já falamos do BIM há um bom tempo no Paraná, mas ainda é algo novo para o Brasil”, disse. O Estado do Paraná utiliza a tecnologia BIM desde 2016 e disponibiliza um portal com estratégias e iniciativas voltadas para o setor público.

PAINEL – No período da tarde, técnicos da Secretaria das Cidades e do Serviço Social Autônomo Paranacidade participaram de painel sobre a implementação de Projetos Estratégicos Bim do Governo do Paraná. Falaram sobre o estágio de implantação da metodologia em projetos realizados em parceria do Governo com as Prefeituras Municipais.

Silvia Rolim de Moura, arquiteta da SECID apresentou os procedimentos já adotados, como a definição de projeto piloto, a capacitação já realizada e a aquisição de hardwares e softwares para o uso por fiscais de projetos. Já o engenheiro Christian Martins, que integra a equipe de fiscalização Bim da SECID, discorreu sobre os desafios no uso da tecnologia e o trâmite de projetos elaborados pelas prefeituras ou empresas por elas contratadas.

O arquiteto e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, David Piovezan, mostrou o estágio atual no processo de adoção da metodologia, a partir do desenvolvimento do projeto do “Ponto Paraná”, futura estrutura para o receptivo turístico, às margens de Rodovias, em diversos Municípios, criado pelo Invest Paraná, vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. Na apresentação, Pierin, a partir de imagens geradas digitalmente, trouxe o detalhamento das etapas já vencidas e as dificuldades encontradas no processo de análise técnica dos mesmos.

PRESENÇAS – Participaram, ainda, da abertura da Jornada BIM: os secretários estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; da Administração e da Previdência (SEAP), Cláudio Stabile. A cerimônia também contou com a presença de representantes da SETI, da Secretaria da Segurança Pública (SESP), da Associação de Municípios do Paraná (AMP), da Fomento Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).