Governo do Paraná tem 988 ações, em 324 Municípios, nos dois primeiros meses do ano 22/03/2021 - 12:56

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) autorizou o pagamento de R$ 397.035.697,04 para dar início, continuidade ou a conclusão de 988 obras e ações que beneficiam 324 Municípios de todas as Regiões do Estado. Os recursos fazem parte de um total de R$ 929.634.713,74, movimentados nos meses de janeiro e fevereiro deste 2021. Os projetos, em diversos estágios de execução, são viabilizados pelo Tesouro do Estado, por operações de crédito e  com contrapartidas Municipais.

“Apesar de todas as dificuldades, impostas pela Pandemia, o Governo do Paraná continua forte no apoio aos Municípios. Cada ação que se completa gera melhorias importantes à população. Promover o desenvolvimento urbano é beneficiar o morador com mais qualidade de vida, desde o melhor asfalto em frente à sua casa, até o bom acesso ao trabalho e aos serviços públicos. É facilitar o acesso à saúde, à educação e ao lazer. É apoiar a produção industrial e gerar empregos e renda na comunidade. É estimular o comércio local e regional”, enfatizou o secretário da Pasta, João Carlos Ortega.

O secretário destaca, ainda, a importância dessas iniciativas para a economia dos Municípios. “O investimento feito no Município agrega benefícios à população, quando os projetos são concluídos. Durante a execução, movimenta a economia local, gera postos de trabalho e estimula o comércio. Os avanços podem ser percebidos tanto durante, quanto após a conclusão de cada projeto”, destaca o secretário.

Das 988 ações da SEDU, nos dois primeiros meses do ano, 10 receberam a aprovação técnica e 173 a autorização para Licitação; 35 foram liberadas para a contratação dos fornecedores de produtos ou serviços, enquanto outras 162 tiveram seus contratos assinados; 476 estão em execução e 51 receberam seus cronogramas; 81 foram concluídas e liberadas para uso pela população.