Governo do Paraná promove a melhoria da qualidade de vida em todos os Municípios, sem qualquer restrição 22/11/2019 - 11:49

A lotada agenda de compromissos do secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, pelo interior do Paraná prosseguiu em mais cinco Municípios. Nesta sexta-feira, 22, ele se encontrou com os prefeitos de Vera Cruz do Oeste, Ednei Sgobi; de Céu Azul, Germano Bonamigo; de Iguatu, Vlademir Barella – onde também estavam os prefeitos de Anahy, Carlos Antônio Reis; e de Braganey, Odair Guerreiro Oliveira -; depois, em Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder; e em Mangueirinha, Elídio Zimermam de Moraes. Em alguns municípios, Ortega faz um relato dos trabalhos e obras realizadas por meio da SEDU, neste ano, e em outros fez a entrega de equipamentos rodoviários e acompanhou a inauguração de obras. “Esta é mais uma etapa da nossa atividade cotidiana de promover a melhoria da qualidade de vida da população de todos os Municípios do Paraná, independente de partido, origem ou qualquer outra coisa. Ninguém pode ficar para trás, como pede o nosso governador Carlos Massa ratinho Junior ”, enfatizou Ortega.

No final do dia, já em Nova Prata do Iguaçu, Ortega participou da inauguração de 4.920 m2 de recape asfáltico, na Rua Ambrozio Pauli, no Bairro São Cristóvão, com investimento de R$ mais de 577 mil. Além de entregar uma motoniveladora, no valor de R$ 530 mil. Os dois recursos foram obtidos pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU.   Em Nova Prata, compareceu também o deputado estadual Wilmar Reichembach. A agenda de trabalho foi concluída em Mangueirinha, já no fim do dia, na Feira ExpoMangue, no Parque de Exposições. No local, Ortega fez a entrega ao prefeito Zimerman de Moraes de uma pá carregadeira sobre rodas, no valor de R$ 296 mil, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). E, ainda, pelo Programa de Transferência Voluntária da SEDU, o secretário entregou uma retroescavadeira hidráulica, no valor de R$ 183,2 mil, e mais três caminhões caçambas basculantes, que somaram um total de R$ 940 mil.

DEPOIMENTOS - O prefeito Elídio Zimerman de Moraes agradeceu e disse que em dois mandatos em Mangueirinha é a primeira vez que o Município recebe maquinários. “Nosso povo é essencialmente agrícola e temos mais de 3 mil km de estradas rurais em necessidade de atenção constante. São mais de 10 mil moradores rurais que serão beneficiados com esse maquinário liberado pelo Governo do Paraná, por meio da SEDU. Para nós todos é uma grande realização”, destacou.

Já, para o prefeito de Céu Azul, Germano Bonamigo, os benefícios recebidos na manhã desta sexta-feira foram “de grande importância” para todos os 12 mil habitantes que ganham melhor qualidade de vida. “Diretamente, foram beneficiados mais de 3 mil moradores da zona rural, com  mais de 700 km de estradas que precisam de constantes reparos com máquinas. Sem contar que desde 2016 o Município não recebia um só maquinário. Além de quê, esta é a primeira vez que os nossos atletas ganharam uma Van para se locomoverem aos eventos esportivos, representando o nosso povo”, comemorou Bonamigo.

Em Céu Azul, Ortega havia feito a entrega, ao prefeito, de um caminhão caçamba, no valor de pouco mais R$ 240 mil; uma PICK UP, de R$ quase R$ 50 mil, ambos com recursos do Programa de Transferência Voluntário da SEDU. E, ainda, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), foram entregues uma motoniveladora e duas retroescavadeiras hidráulicas, no valor total de R$ 1.002.460,00. “Estamos em festa. Foi muito lindo tudo isso”, destacou Bonamigo.

No horário do almoço, Ortega se dirigiu a Iguatu. Lá estavam o prefeito local, Vlademir Barella, e os de Anahy e Braganey. Os três prefeitos ouviram o anúncio do deputado estadual Marcel Micheletto de que os seus respectivos Municípios seriam, em breve, beneficiados com Emendas Parlamentares para atender as prioridades de suas populações.

Na quinta-feira, 21, o secretário João Carlos Ortega ainda cumpriu agenda de trabalho em  quatro municípios das Regiões dos Campos Gerais, Norte e Noroeste, onde entregou editais de licitação e inaugurou obras no valor total de R$ 6.650.695,95.