Estado conclui e entrega obra em Via Estratégica da Grande Curitiba 28/07/2020 - 19:17

O Governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), concluiu e entregou nesta segunda-feira, 27, a obra na Avenida das Américas, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

No ato estavam o diretor-geral da SEDU, Lúcio Tasso, o presidente da COMEC, Gilson Santos, o prefeito local, Antônio Fenelon e lideranças locais.

O projeto foi o primeiro a ser concluído, dentre os previstos para a Copa do Mundo de 2014 e que estavam paralisados. As obras foram retomadas em outubro de 2019, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O investimento chegou aos R$ 5,5 milhões em aproximadamente 3,4 quilômetros lineares e inclui a pavimentação, semáforos, iluminação pública a LED, pavimentação, placas de sinalização vertical (placas), sinalização horizontal (pintura), implantação de ciclovia e melhorias no calçamento.

TRANSPORTE – A obra traz, ainda, benefícios para o transporte coletivo, com a liberação total da canaleta exclusiva para ônibus que liga os terminais de São José dos Pinhais e Boqueirão, em Curitiba. São beneficiadas cerca de 19 mil pessoas que todos os dias circulam por linhas importantes como São José/Boqueirão, Centro São José/Terminal Boqueirão, Aeroporto/Terminal Boqueirão e Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão. A aplicação de tecnologia permite a sincronização dos semáforos para dar prioridade à passagem dos ônibus do transporte coletivo. Somado ao uso total da canaleta, há a previsão de ganho de 5 minutos no trajeto.

ILUMINAÇÃO E CICLOVIA – O novo sistema de iluminação, com lâmpadas de LED é outro destaque. Foram instalados 272 postes, 132 luminárias, tubulação e fiação. O novo conjunto permitirá melhor eficiência luminotécnica, além de economia de energia e financeira. A ciclovia, de dois quilômetros facilita a conexão com a ciclovia da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba.

O presidente da COMEC, Gilson Santos ressaltou a importância da obra e da sua retomada. “Foi determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior que tratássemos esse tema com prioridade absoluta e graças a um grande esforço finalmente conseguimos concluí-la”, afirmou.

De acordo com Santos, a obra na Avenida das Américas e as demais que estão em finalização darão outra dinâmica para a mobilidade na região e ao acesso para o Aeroporto Internacional. “A população poderá, finalmente, contar com os benefícios de todo esse investimento”, assegurou.