Em Mercedes a política se faz com olho no olho 20/03/2020 - 10:31

Desde muito jovem, Cleci Maria Rambo Loffi, vive no mundo da política. Em 2004, com pouco mais de 30 anos de idade, ela foi a vereadora mais votada no município de Mercedes. Depois foi vice-prefeita e em 2012 e em 2016 preserva o cargo de prefeita de Mercedes, um Município com pouco mais de 5.500 habitantes. Mas, assim que se elegeu vereadora foi chamada a ocupar a Secretaria da Saúde do Município, onde ficou por mais de oito anos. Isso se deve a sua marca de fazer política. “A minha maneira de fazer política é de pessoa à pessoa, olhos nos olhos, ouvindo as necessidades de cada um, de cada uma. Assim, conheci todos os munícipes e todos os cantinhos de Mercedes. Descobri que a pauta mais importante era a da Saúde. E, assim, em 2005, reestruturei e equipei toda a área de Saúde Pública”, ela conta.

A prefeita diz com orgulho que a Unidade de Saúde Básica de Mercedes tem mais de 1.000 m2, equipamentos de Raio X odontológico, aparelho de Ultrassom e muito mais. O Programa Nacional de Serviços de Saúde (PNASS) apontou Mercedes, como o Município com os melhores índices de serviços de Saúde Pública.

Atualmente, enquanto a epidemia de dengue se amplia pelas cidades, em Mercedes há o registro de um único caso. “E é um caso importado. Veio de fora”, alega a prefeita. Mas a prefeita explica que essa relativa tranquilidade se deve à epidemia de dengue já sofrida pelos munícipes. “Foi um enorme sofrimento e também um aprendizado para todos. A comunidade se uniu em mutirão, de diversas ações, para debelar o mosquito transmissor da dengue.

Outro ponto forte de seu trabalho se nota pela revitalização e modernização da cidade, realizadas de 2013 até 2020. “Demos um salto de modernidade. As próximas ações serão para segurança e embelezamento da cidade. Temos R$ 1 milhão para investir em geração de energia fotovoltaica”, diz com alegria.

O seu trabalho político tem despertado o interesse de outras mulheres. Na Câmara Municipal, por exemplo, a vereadora Kelli Weber está em sua terceira gestão e é muito apreciada por todos os mercedenses, sendo também exemplo para outras lideranças femininas.

A prefeita Cleci Maria Rambo tem um conselho às mulheres. “Nós temos de ser fortes, porque é bastante trabalhosa. Mas quando a política é bem-feita, é muito gratificante. E para as mulheres há um diferencial. Somos mais detalhistas, temos um olhar mais abrangente, um olhar social. Mas, hoje, homens e mulheres trabalham de igual para igual. Somos muito respeitadas e, até, admiradas”, afirma.

Em relação ao setor educacional, Mercedes mostra alguns desses diferenciais. Em dois Distritos, o do Arroio Iguaçu e o de Três Irmãs, 180 alunos têm Escola em tempo integral, do pré ao 5º ano do ensino fundamental.

Além desse benefício, o Município financia 50% da Faculdade, se for a primeira a ser cursada, e mais 50% de transporte aos estudantes. Em geral, os jovens vão estudar em Toledo, Cascavel ou Marechal Cândido Rondon. “Nós apoiamos. A educação é fundamental para todos”, enfatiza.