De asfalto ao Morro do Cristo: Governo investe R$ 9 milhões em obras em União da Vitória 13/05/2024 - 11:57

O Governo do Paraná está executando, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (SECID), R$ 9 milhões em obras no Município de União da Vitória, na Região Sul do Estado. Todo esse recurso foi repassado à Prefeitura via Transferência Voluntária.

Dentre as obras realizadas estão duas pavimentações em andamento. A mais adiantada já tem 81% de execução e contempla trechos das Ruas Santos Dumont, Primeiro de Maio e São Cristóvão. O investimento ali é de R$ 1,5 milhão. No Bairro Cristo Rei, a pavimentação de diversos trechos já chegou a 76%, com investimento de R$ 1,2 milhão.

A parceria garante também a revitalização do Morro do Cristo. O local é um dos principais pontos turísticos do Município. Lá está a segunda maior imagem de Cristo do interior do Brasil, uma obra que atrai até 50 mil visitantes por ano.

Com investimento de R$ 541 mil, o Parque do Morro do Cristo está passando por uma revitalização completa com a reconstrução da escadaria de acesso, reforma da via sacra, construção do mirante, reforma do monumento Cristo, reforma da capela, reforma da instalação elétrica e iluminação, construção de drenagem, reforma de calçamento e paisagismo.

O Bairro Bento Munhoz está ganhando um Centro de Convivência para a comunidade, com 89% de execução. O local vai contar com salão, banheiro masculino, banheiro feminino e cozinha. A estrutura vai servir para sediar reuniões e eventos dos moradores. O investimento é de R$ 125 mil.

A SECID ainda deu autorização para a Prefeitura abrir mais uma licitação de pavimentação, de R$ 3,5 milhões, e a de uma reforma e ampliação da Feira do Produtor, com investimento de R$ 1,4 milhão.

Para a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, o investimento em União da Vitória é um claro exemplo de como é feito o trabalho da SECID. “O trabalho em parceria com os Municípios é uma diretriz estabelecida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Em União da Vitória temos um exemplo dessa colaboração, com obras de pavimentação, de construção de equipamentos públicos e melhoria da infraestrutura urbana”, diz.

Para o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, as ações da SECID contribuem para o desenvolvimento da cidade. “São obras que têm impactado principalmente na melhoria de qualidade de vida das pessoas, como o Centro Comunitário; a pavimentação, que a gente sabe que é um tipo de obra que os moradores pedem muito; e tem a parceria na revitalização do nosso principal Ponto Turístico, o Morro do Cristo. Nós queremos, em um curto espaço de tempo, passar para 100 mil visitantes. É algo que vai gerar empregos e renda em União da Vitória”, completa.