Conselhos Tutelares de Fazenda Rio Grande e São Mateus do Sul terão sedes próprias 12/08/2023 - 10:37

As Cidades de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) e São Mateus do Sul (Sul do Estado) ganharão novas sedes dos Conselhos Tutelares, resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado das Cidades  (SECID) e do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF),  além do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA). As ordens de serviço para a construção dos locais foram assinadas nesta sexta-feira, 11.

Os espaços, que oferecerão mais conforto e segurança para as famílias que precisarem de atendimento, recebem investimento de R$ 2.642.299, oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescente, deliberados pelo CEDCA. Os locais terão área de 222 metros quadrados e o prazo de execução das obras é de 180 dias.

De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, as crianças devem ser protegidas e não passar por revitimizações. “Precisamos garantir que tenham privacidade, que sejam ouvidas com respeito, com carinho e atenção”, disse.

Os prédios possuirão cinco salas para atendimentos individualizados, brinquedoteca, áreas de convivência, local com computadores para adolescentes e outras ações para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

No ano passado, o Governo do Paraná e o CEDCA anunciaram a construção de 12 Conselhos Tutelares em 12 Cidades, investimento que somará R$ 15 milhões. As obras serão feitas pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades.

Para o secretário da SECID, Eduardo Pimentel, são espaços apropriados, que oferecem a segurança necessária que as crianças merecem, que as famílias precisam. “Essa parceria com a SEDEF é muito importante, visto que o repasse financeiro é de lá e todo o acompanhamento das obras será realizado por nossas equipes”, destacou.

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, comemorou mais essa importante obra no Município. “Quando fazemos um prédio próprio, conseguimos sair do aluguel, e aqui, em São Mateus do Sul, estamos buscando sempre que os equipamentos de atendimento sejam próprios, próximos um do outro. Só temos de agradecer ao Governo do Estado por essa importante parceria que nos proporciona essas ações. Esse fortalecimento da rede de proteção é essencial para os nossos Municípios”, disse.

Além de Fazenda Rio Grande e São Mateus do Sul, o Município de Rolândia já iniciou as obras. As outras Cidades contempladas são Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Imbituva, Jaguariaíva, Maringá e Prudentópolis.

PRESENÇAS – Participaram das assinaturas o superintendente da Secretaria das Cidades, Márcio Wosniak; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Alisson Wandscheer e Anibelli Neto; além de vereadores e autoridades das duas Cidades.