Com apoio do Estado, Prefeitura de Pato Branco terá nova sede 13/11/2019 - 11:19

Com um aporte de R$ 20 milhões do Estado, pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), a nova Prefeitura de Pato Branco será licitada em 2020. Com uma Contrapartida Municipal de R$ 6 milhões a estrutura abrigará toda a administração municipal. Para isso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior fez o lançamento da pedra fundamental do novo espaço. A obra terá cerca de 12 mil metros quadrados divididos em subsolo, térreo e mais sete andares. Ainda haverá um estacionamento, espaço com refeitório e auditório para 350 lugares. “Esse investimento vai criar um espaço adequado para a administração pública. Pato Branco vem crescendo, se modernizando. Para economizar os aluguéis, a Prefeitura resolveu implantar esse novo Centro Cívico. Além disso, oferecerá maior conforto para o funcionalismo municipal”, afirmou Ratinho Junior.

A atual estrutura da Prefeitura foi inaugurada em 1968 e não comporta mais todas as Secretarias e Departamentos, o que exige o pagamento de aluguéis, cerca de R$ 70 mil por mês. O governador destacou que a nova estrutura respeita o eixo de desenvolvimento planejado no passado, com intuito de reestruturar a região Norte da cidade. O investimento é parte de um complexo que abrangerá um parque ambiental, um contorno rodoviário e um Shopping Center.

Ratinho Junior também citou o Paraná Mais Cidades, programa estruturado para os municípios a partir do próximo ano e prevê investimentos de R$ 351 milhões em desenvolvimento urbano e projetos estruturantes. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual e da devolução do exercício orçamentário do Legislativo. Serão beneficiados todos os 399 municípios.

GOVERNO 5.0 - Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, um Governo 5.0 se constrói em parceria com as Prefeituras. “Pato Branco se destaca pela geração de emprego e renda e merece um novo Centro Administrativo. Os técnicos da Secretaria estão finalizando o projeto e as obras serão iniciadas em pouco tempo”, assegurou.

O prefeito da cidade, Augustinho Zucchi,  reforçou que a nova estrutura representa um vetor de desenvolvimento. “O município sozinho não conseguiria fazer. Para o lado Sul não há como crescer. Onde se ergue o Centro Cívico a cidade cresce junto. É um marco histórico para Pato Branco”, afirmou.

PROJETO - O terreno da nova sede da Prefeitura de Pato Branco tem 15 mil metros quadrados e está localizado na esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Inovação, no bairro Bortot.  O projeto foi desenvolvido por seis arquitetos e urbanistas que atuaram no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Pato Branco (IPPUPB). Os profissionais foram convidados a elaborar o projeto pela ligação cultural com a cidade e a necessidade de integrar rotinas do serviço público e demandas dos cidadãos.

PRESENÇAS - Estiveram também presentes no lançamento da Pedra Fundamental o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o vice-prefeito, Robson Cantu; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o superintendente de inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski; os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra, Soldado Adriano José, Nelson Luersen e Paulo Litro; o presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Maccari; vereadores e lideranças municipais daquela Região.

(C/ AEN)