Avançam estudos sobre PDUIs das Regiões Metropolitanas de Londrina e Maringá 12/05/2021 - 17:37

A elaboração os Planos de Desenvolvimento Integrado (PDUIs) das Regiões Metropolitanas de Londrina e de Maringá superou mais uma etapa com os Fóruns Metropolitanos realizados na última semana. A fase seguinte terá a apresentação de questionários para as Prefeituras, reuniões técnicas, oficinas e o fechamento do diagnóstico à definição do recorte verdadeiro de cada Região. “Nos Fóruns, os prefeitos e técnicos municipais puderam conhecer a primeira proposta sobre quais Municípios se alinham melhor de acordo com as questões públicas de interesse comum que apresentam”, explica a analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo – Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas – SEDU.

Nas próximas etapas, “depois de definidos os recortes Metropolitanos, com mais ou menos Municípios, em relação às configurações atuais, acontecerá o fechamento do diagnóstico, a apresentação à SEDU, ao Paranacidade e às Prefeituras, mais a assinatura pelos prefeitos do Termo de Adesão à Região Metropolitana”, destaca.

Os casos de Municípios que não estão incluídos na proposta atual, mas que desejam integrar uma das Regiões, serão analisados após a apresentação de justificativa técnica por parte das Prefeituras interessadas. O mesmo acontecerá se houver Municípios listados e que não desejam participar. “Os Municípios, que fazem parte do primeiro anel, praticamente não têm como sair do recorte. Há questões já estabelecidas como Regiões Conurbadas, o interesse pela integração do transporte, em relação à preservação ambiental ou ao tratamento de resíduos sólidos que os leva para a tomada de decisões em conjunto”, explica.

Ao mesmo tempo, há situações de Municípios mais distantes que têm características que os aproximam de pertencer a uma determinada Região Metropolitana. Maria Inês cita como exemplos “os Municípios que têm mananciais e que podem abastecer a Cidade Polo; ou ainda, onde há interesses decorrentes de atividades turísticas. Neste caso, a existência do Aeroporto Regional, dos Terminais Rodoviários e de boas estradas estimula a atividade econômica e pode ser justificativa a ser analisada para a inclusão de um determinado Município”, enfatiza.

A previsão é de que a próxima etapa, com o fechamento e a apresentação do diagnóstico aconteça até meados de junho deste ano de 2021.