Audiência pública da Fábrica de Ideias discute licitação para obras do futuro hub de inovação 18/12/2024 - 16:36

Mais de 100 pessoas participaram nesta quarta-feira (18) da audiência pública realizada pelo Governo do Estado para discutir a licitação da contratação de serviços especializados para as obras da Fábrica de Ideias. O espaço será o centro de tecnologia, inovação, lazer e cultura, s ser construído na antiga fábrica da Ambev, no bairro Rebouças, em Curitiba. O encontro teve como objetivo proporcionar uma oportunidade para que prestadores de serviços, cidadãos e a sociedade civil organizada pudessem discutir, apresentar sugestões e propostas sobre o tema.
O projeto da Fábrica de Ideias é uma ação coordenada em conjunto pelas secretarias estaduais da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); Cidades (Secid); Planejamento (Sepl); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Cultura (Seec); e Administração e Previdência (Seap), além da Invest Paraná.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, ressaltou a união de diferentes órgãos para o desenvolvimento do futuro hub. “A audiência é mais um grande passo que damos para implantar um grande marco para a inovação do Paraná. Estamos todos unidos e empenhados para entregar esse projeto fantástico, que com certeza vai impulsionar o nosso Estado não só a nível nacional, como internacional também”, disse.
Localizada no Rebouças, antigo bairro industrial da Capital, a Fábrica de Ideia será um dos maiores hubs de inovação da América Latina. Reunindo empreendedorismo, cultura e lazer, o local será voltado para aceleração de empresas e startups, incubadora de negócios, economia criativa, qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de projetos de instituições de ensino. Também irá contar com laboratórios, gamificação, espaço coworking, além de um novo centro cultural e gastronômico.
Para o secretário de Planejamento, Guto Silva, a Fábrica de Ideias será um ambiente de convivência que vai permitir que empresas, universidades e a comunidade possam dialogar e criar um espaço propício para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias. “Quando criamos um ambiente assim, a inovação floresce. Inovação significa renda, significa oportunidade, significa novos empregos e esse é o Paraná que a gente está pensando”, afirmou.
A audiência pública aconteceu no auditório da Celepar e também foi transmitida de forma online. A secretária das Cidades, Camila Mileke Scucato destacou a importância da participação popular no projeto e apresentou os próximos passos do processo licitatório. “Fechando a ata técnica da audiência vamos encaminhar essa documentação para a PGE, que fará um parecer. A partir disso, a intenção é que em janeiro a gente já consiga lançar o edital de licitação e em março já tenhamos a empresa ganhadora para começar a tirar essa obra do papel”, afirmou.
O publicitário gaúcho João Ramos foi um dos participantes da audiência. Morador de Curitiba há um ano e co-fundador de um hub de inovação em Porto Alegre, Ramos frisou a importância da mobilização pública para ocupar o espaço da Fábrica de Ideias. “Junto do projeto de construção civil é preciso haver uma predisposição da comunidade, sociedade civil, empresários, governo, universidades, enfim todo ecossistema para que local ganhe vida e para que as pessoas comecem a se apossar, a se empoderar, a frequentar e a de fato usar o espaço”, disse.
As respostas para os questionamentos, sugestões e propostas apresentados na audiência pública serão compilados na ata técnica que será disponibilizada no site da Secid em janeiro.
RETROFIT – A ideia do projeto é remodelar o terreno de mais de 50 mil metros quadrados no processo retrofit, mantendo as estruturas já existentes e a herança industrial da região, além de criar um conceito autossustentável e ecológico. O espaço vai receber cerca de R$ 200 milhões em investimentos e terá 34 mil metros quadrados de área construída.
A Audi do Brasil está apoiando o projeto arquitetônico da Fábrica de Ideias investindo R$ 4,1 milhões como contrapartida pelos incentivos recebidos do programa Paraná Competitivo. A gestão da Fábrica de Ideias deve ser realizada pela iniciativa privada, através de um chamamento público, com governança colaborativa entre as lideranças do ecossistema de inovação da Capital.

A AUDIÊNCIA – De acordo com o presidente da Comissão criada especialmente para a realização da Audiência Pública e chefe do Núcleo Administrativo da Secid, Gerson Charello, foram cumpridas as exigências legais constantes na Lei de Licitações (14.133/2021) e no Decreto Estadual (10.086/2022), que determinam a obrigatoriedade de audiência pública relativo ao valor a ser investido.

Todas as perguntas apresentadas, pertinentes à obra, foram respondidas por técnicos do Serviço Social Autônomo Paranacidade e da Paraná Projetos, respectivamente, David Pierin e Célio José Gonçalves Watter.

Os atos que antecederam a audiência estão registrados e publicados no site da Secretaria das Cidades. A Ata de Realização da Audiência Pública foi realizada durante a sessão e será disponibilizada online no mesmo endereço.

Os atos seguintes são: a elaboração da Ata Técnica e sua publicação, com o registro integral e detalhado da audiência pública, o que inclui até respostas a perguntas não relativas à obra mas ao uso da futura estrutura; montagem do processo e do relatório final; aprovação pela alta Direção da Secid; encaminhamento à Procuradoria Geral do Estado; e a publicação do Edital de Licitação, o que deverá acontecer até o fim do mês de janeiro.