Aos 70 anos de idade, uma gestora pública incansável em busca de soluções 05/03/2020 - 17:53

As dificuldades de um Município pequeno, de seis mil habitantes, não são obstáculos para a prefeita de Amaporã, na Região Noroeste do Paraná. Aos 70 anos de idade, com muita vitalidade e bom humor, Terezinha Fumiko Yamakawa é incansável quando o assunto é resolver os problemas da cidade que administra. “Eu não paro, estou sempre em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, conta.

Entre os principais desafios do município, cita a saúde, a educação e o apoio aos trabalhadores rurais. Sobre saúde, fala sobre o atendimento às pessoas com qualidade no Posto de Saúde e no Hospital da Cidade. Além disso, é firme na defesa de fatores que previnem doenças. “Investimos em saneamento. É uma ferramenta para promover a saúde. É preciso acabar com as fossas, que contaminam o lençol freático, e tratar o esgoto de forma adequada”, defende.

Terezinha destaca, ainda, obras como as de pavimentação de vias urbanas que trouxe mais qualidade de vida. Dos enfrentamentos do dia a dia, o ajuste dos gastos à arrecadação é lembrado como o principal.

Aos 70 anos, mãe de cinco filhos, avó de sete netos e na sua terceira gestão à frente da Prefeitura, lembra que sua família é pioneira na cidade, onde mora desde 1952. “Tenho uma grande ligação com o município e com todos os que vivem aqui. Quero o melhor para a minha cidade e para os que vivem nela”, completa.