80 famílias de Arapongas recebem da COHAPAR as chaves da casa própria 20/06/2024 - 16:58

A COHAPAR, vinculada à Secretaria das Cidades (SECID), entregou nesta quinta-feira, 20, as chaves dos apartamentos do Parque Ayala III aos 80 novos moradores, em Arapongas, no Norte do Paraná. Através do Programa Casa Fácil, 47 famílias foram beneficiadas com subsídio de R$ 15 mil cada para ajudar no custeio parcial ou integral do valor de entrada dos imóveis. A obra, cujo investimento superou a marca dos R$ 14,6 milhões, é resultado do esforço conjunto entre Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal e Construtora MRV.

O repasse de R$ 705 mil em recursos do Casa Fácil foi coordenado pela COHAPAR e destinado ao público com renda familiar de até três salários mínimos. As vantagens do projeto incluem também descontos variáveis pelo Programa Federal Minha Casa, Minha Vida, e possibilidade de uso do saldo do FGTS para abatimento do montante a ser financiado. Como contrapartida, a Prefeitura executou as obras de pavimentação em frente ao empreendimento, calçamento no entorno, além da servidão de água pluvial e esgoto no residencial.

As moradias possuem 38,40 metros quadrados, divididos em dois quartos, sala, estes já entregues com piso laminado; banheiro, cozinha e área de serviço. O Parque Ayala oferece coleta seletiva, sistema de segurança e medição de água individualizada, portas especiais, espaço gourmet, bicicletário, churrasqueira e playground. As unidades, comercializadas a partir de R$ 129 mil, são financiadas pela Caixa Econômica por até 30 anos, com taxa de juros reduzida e prestações mais acessíveis que o preço do aluguel praticado no Município.

O momento foi especial para a vendedora Ana Paula Pereira, 30 anos, e para o técnico de laboratório, Jailson Batista da Silva, 28 anos. Grávida de três meses, ela não conteve o choro de alegria ao receber as chaves do novo lar. “Estamos muito felizes e é gratificante, porque só Deus sabe o que a gente passou. Foram uns três anos lutando por esse sonho e agora chegou nossa hora”, disse Ana.

Já o esposo ressaltou a importância do Casa Fácil para a conquista do casal. “Procuramos outros imóveis, mas era difícil e a entrada muito cara. Esse programa é a porta que se abre para as pessoas terem uma oportunidade”, enfatizou.

(C/ AEN)