As 399 Prefeituras do Paraná vão receber, pela SEDU, livros sobre Ciclomobilidade 17/09/2019 - 17:48

O Secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), João Carlos Ortega, abriu na tarde desta terça-feira, 17, de reunião do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (CONCICLO). O encontro contou com a participação de representantes do Serviço Social Autônomo (PARANACIDADE), da Companhia Paranaense de Habitação (COHAPAR), da Paraná Edificações (PRED) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), além dos conselheiros, que representam setores da sociedade civil e organismos públicos. Durante a abertura, Ortega recebeu 399 volumes do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Esses livros serão repassados pela SEDU aos 399 Municípios do Paraná”, destacou.

A entrega dos exemplares é resultado da parceria entre a SEDU, o CONCICLO e a Editora da UFPR para levar a publicação às Prefeituras de todos os municípios paranaenses. “A ciclomobilidade é um dos elementos fundamentais para levar mais sustentabilidade aos espaços urbanos. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria adotam como princípios a busca de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Podem contar com o nosso esforço para que a bicicleta tenha o seu lugar no planejamento das cidades e, ainda, com o envio de cada um desses exemplares diretamente às mãos dos prefeitos”, disse Ortega.

O presidente do CONCICLO, Mauro Celso Monteiro, que mediou o encontro, lembrou que a ação atende orientação direta do governador Carlos Massa Ratinho Junior para fazer um Governo moderno, inovador e que promova o respeito ao meio ambiente. De acordo com Monteiro, a iniciativa é mais um elemento “para que tenhamos cada vez mais o uso da bicicleta integrado aos demais modais de transporte”.

O livro, da autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da UFPR, traz informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiem o uso da bicicleta como modal de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades. O pró-reitor da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, destacou a importância de a informação chegar até os gestores dos municípios paranaenses. “O conhecimento é estruturante e, com esta publicação, a Universidade faz parte do processo de transformação da sociedade. No Século XXI, há que se pensar na ciclomobilidade como uma alternativa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Mezzadri.

Em seguida, o analista de Desenvolvimento Municipal e articulador das ODS no Paranacidade, Geraldo Farias, apresentou aos presentes as ações da SEDU/Paranacidade destinadas às Cidades Sustentáveis. Entre essas, a possibilidade de financiamento e apoio técnico  para a contratação e elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana, onde um dos modais é a bicicleta.

Os 399 livros já estão acondicionados em caixas, prontos para o envio aos municípios paranaenses. Entre as ações futuras também está marcada, para o próximo dia 22, domingo, a Marcha das 2019 Bicicletas”, em Curitiba. A coordenação desse evento é de Fernando Rosembaun, presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE