ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PODEM SE INSCREVER ATÉ 5 DE AGOSTO PARA COLABORAR COM O PDUI DA RMC

27/07/2023
A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, lembra todas as entidades representativas da Região Metropolitana de Curitiba que o cadastro para participarem ativamente das discussões do PDUI, Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, deve ser feito até o dia 5 de agosto. Podem se inscrever por meio do formulário no site do plano movimentos populares, entidades sindicais, setor produtivo organizado, conselhos profissionais, entidades acadêmicas e organizações não governamentais. Devem ser validadas as inscrições de entidades legalmente constituídas com atuação na Grande Curitiba, em uma ou mais Funções Públicas de Interesse Comum priorizadas no PDUI. Para o cadastro, são requeridas cópias das documentações da entidade e do representante legal. Essa iniciativa busca garantir a representatividade dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada e a construção coletiva do planejamento regional, como previsto no Estatuto da Metrópole. A partir desse processo, as entidades inscritas vão ser convidadas a compor a Equipe de Acompanhamento da Sociedade Organizada e vão poder participar de eventos como reuniões e oficinas técnicas para aprofundar os debates do Plano. O PDUI da Grande Curitiba vai receber investimento de sete milhões e 600 mil reais, sendo o maior deste tipo na história do Paraná. Com a assinatura do contrato com o consórcio Urbetc Technum, vencedor do processo licitatório, a previsão é que o PDUI da Grande Curitiba seja concluído em 18 meses. O plano é composto por seis etapas, que incluem o plano de trabalho e mobilização; diagnóstico, consolidação das diretrizes, definição dos municípios que devem fazer parte do desenvolvimento integrado; estabelecimento de estratégias para o monitoramento e implementação do PDUI; modelo de gestão compartilhada e tomada de decisão; além da entrega do relatório final e da versão preliminar dos projetos de lei que devem ser analisados e aprovados pela Assembleia Legislativa. (Repórter: Felippe Salles)