GOVERNO DO ESTADO VAI CAPACITAR TÉCNICOS DE PREFEITURAS PARA USO DE SOFTWARE QUE OTIMIZA DADOS DAS CIDADES

16/06/2023
Técnicos de 16 municípios do Paraná vão passar por um treinamento, entre segunda e sexta-feira da semana que vem, para aprenderem a trabalhar com um software de georreferenciamento adquirido pelo Governo do Estado. O objetivo é usar o equipamento na gestão pública, para melhorar e facilitar o atendimento à população. Antes disso, nesta quarta, profissionais da Secretaria das Cidades e do Paranacidade, vinculado à pasta, foram capacitados para lidar com o programa, chamado Sistema de Gestão de Base de Dados Corporativa e Multifinalitária. O secretário da pasta e superintendente do Paranacidade, Eduardo Pimentel, destaca a importância desse software para os municípios. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //

No Paraná, dos 399 municípios, apenas 42 ainda não assinaram o Termo de Adesão à iniciativa. As maiores dificuldades encontradas até o momento são da etapa de coleta de dados. Até o momento apenas 22 cidades forneceram essa base que facilita o trabalho dos gestores públicos. Em Foz do Iguaçu, técnicos já foram treinados e usam a ferramenta. Há 80 mil lotes na cidade, mas 10 mil estão sem inscrição imobiliária. A razão é porque ainda há deficiência de profissionais e de dados no sistema. Durante o treinamento são abordados a modernização da gestão municipal; interação dos setores administrativos; democratização de acesso à informação; segurança e credibilidade; e incremento à Receita Tributária e Otimização de Arrecadação. O treinamento para os representantes dos primeiros 16 municípios acontece no Palácio das Araucárias, em Curitiba. (Repórter: Gustavo Vaz)