GOVERNO DO ESTADO LIBERA R$ 10,8 MILHÕES PARA OBRAS EM IBIPORÃ E PORTO RICO

01/07/2023
Mais dois municípios vão dar início a obras de infraestrutura urbana com recursos liberados pelo Governo do Estado, via Secid, Secretaria das Cidades. Ibiporã, na região Norte, recebeu autorização para homologação de contrato, no valor de cinco milhões e 550 mil reais para a pavimentação de vias; e Porto Rico, no Noroeste, terá cinco milhões e 300 mil reais destinados a um projeto de urbanização e calçadas. As autorizações foram encaminhadas para as prefeituras nesta sexta-feira. De acordo com o secretário da Pasta, Eduardo Pimentel, esses investimentos transformam o cenário urbano.// SONORA EDUARDO PIMENTEL.//

Os recursos foram liberados pelo Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios, no caso de Ibiporã. No caso de Porto Rico, os recursos são pelo Programa de Transferência Voluntária da Secid, com cerca de um milhão e 100 mil reais de contrapartida municipal. Com os recursos, a Prefeitura de Ibiporã poderá executar a pavimentação asfáltica de 24 mil metros quadrados, no prolongamento da Rua Humberto Herminio Belinato, com a realização de serviços preliminares, terraplenagem, meio-fio e sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito e de rede de drenagem de águas pluviais. Já em Porto Rico, o investimento será na revitalização da Orla na Avenida Beira Rio, em quatro mil e 400 metros quadrados. Devem ser executados os serviços para as instalações preliminares, movimentação de terra e drenagem de águas pluviais; fundações, estruturas, alvenaria, divisórias, muros, cobertura, esquadrias, acessórios, vidros e espelhos; instalações elétricas e de telefonia, sistemas de proteção e ventilação; entre outros. Os dois municípios realizam outros projetos com o apoio do Governo do Estado. Em Ibiporã, há outros sete em andamento: três para recapeamento e pavimentação de vias na região central da cidade; dois projetos de urbanização/calçadas; um para a construção de uma Escola de Ensino Fundamental, no Bairro Bom Pastor, e um para a construção do Canil Municipal. Somados, esses projetos injetam na economia local um total de 28 milhões. Para Porto Rico, as liberações chegam a quatro milhões de reais, que viabilizam outros três projetos, além do liberado nesta sexta-feira. Trata-se de um projeto de urbanização/calçadas, um para a pavimentação asfáltica de vias urbanas e um para a pavimentação em blocos de concreto da estrada vicinal entre a Vila Rural Três Ranchos e a sede do Município. (Repórter: Felippe Salles)